MG: Pais que deixam os filhos em escola no período integral, sem necessidade, poderão ser processados

Pais estão evitando passar tempo com as crianças. Você é um desses?

Imagem de capa - MG: Pais que deixam os filhos em escola no período integral, sem necessidade, poderão ser processados

A Secretaria Municipal de Educação de Três Lagoas e o Ministério Público Estadual de Minas Gerais pretendem processar criminalmente pais que deixam os filhos nos Centros de Educação Infantil (CEIs) em período integral, sem necessidade.

O período integral nos CEIs é exclusivo para pais que trabalham o dia inteiro e não têm com quem deixar seus filhos. Entretanto, há denúncias de que pais falsificam atestados de trabalho para que seus filhos permaneçam na instituição mais do que o necessário.

Decerto, o problema nesse comportamento é que outras crianças, que realmente precisam da vaga, não a conseguem.

“A mãe e o pai que não executam atividade laboral não têm o direito de manter os filhos nas creches em período integral. É até uma injustiça com alguém que, realmente, precisa trabalhar”, disse a promotora Ana Cristina Carneiro Dias, titular da Promotoria da Infância e Juventude de Três Lagoas, responsável pela investigação. “Temos muitas famílias que querem delegar ao Estado, ao Município, ao professor e diretor, a orientação e educação do seu filho. A criança tem direito a convivência familiar. Que hora que a criança fica com os pais? Costumo dizer que: mais importante do que um tênis e um celular, é o tempo com o seu filho”.

Educação completa

O comportamento relatado pela promotoria mineira certamente se repete em todo o país. O que esses pais não percebem é que, mais do que estarem dentro de uma instituição de ensino, as crianças precisam de atenção de seus progenitores.

A coordenadora da Escola de Mães, Edineia Dutra, explica que “toda criança precisa da presença física e afetiva dos pais para conseguir se desenvolver de maneira saudável”.

De acordo com ela, “pais presentes, desenvolvem com seus filhos uma relação não só de obediência, mas, também, de afeto, respeito, amor e amizade. Esses são elos fundamentais que contribuem para um bom relacionamento entre pais e filhos”.

As crianças precisam, sim, da educação formal oferecida pela escola. Mas a educação só será completa se os pais participarem ativamente da criação de seus filhos. Os valores e princípios são ensinados pelas famílias, não pelos professores.

“Se todos os pais entenderem a importância de tomar o controle da educação de seus filhos ainda pequenos, eles terão menos dores de cabeça quando os filhos forem maiores e a autoridade dos pais sobre eles for restrita”.

Oportunidade para você se aproximar de seu filho

Entendendo a importância de pais estarem, verdadeiramente, presentes na vida de seus filhos, a Escola de Mães oferece diversas atividades para promover essa união.

“Além das aulas mensais gratuitas oferecidas aos pais com temas diversos, que incluem maneiras de se relacionar bem com seus filhos, a Escola de Mães oferece atividades como Cine Pipoca, oficinas de artes, e piqueniques em parques”, informa Edineia.

E completa: “Tudo visando proporcionar momentos de entretenimento e interação entre pais e filhos, uma vez que esses eventos são abertos para toda família”.

As atividades são sempre gratuitas e abertas para pais e mães que desejam vencer as dificuldades de criar filhos hoje em dia. Os encontros acontecem sempre no primeiro domingo do mês, às 16h, no Templo de Salomão, em São Paulo, e também em outras localidades.

Caso você e sua família não possam estar presentes no Templo de Salomão, acesse escolademaes.com e saiba o endereço mais próximo de sua casa. Ou fale com a Escola de Mães

imagem do author
Colaborador

Andre Batista / Foto: Getty Images