“Meu namorado está com muito ciúme dos meus amigos”

Imagem de capa - “Meu namorado está com muito ciúme dos meus amigos”

Durante o programa Escola do Amor Responde, Alessandra contou que o namorado sente muito ciúme dos amigos dela e já falou até em terminar o relacionamento. A aluna perguntou aos professores se deve abandonar as amizades ou deixar que o rapaz termine o namoro.

ALESSANDRA – Meu namorado disse que está com muito ciúme dos meus amigos e que deseja terminar o relacionamento. Minha pergunta é: devo abandonar minhas amizades ou deixar que ele acabe o relacionamento? Eu prefiro que ele termine, porque não quero deixar minhas amizades, pois ele também tem as dele.

RENATO – O caso é bem mais complicado do que isso. Não sei o motivo dele se posicionar dessa maneira nem se ele quer que você deixe algumas amizades ou todas. Em nenhuma circunstância isso está correto. A pergunta não é se você aceita o que ele está exigindo ou finca o pé em sua posição. A questão é: por que ele se incomoda com suas amizades? Será que elas não são saudáveis para você ou para o relacionamento ou essa exigência revela a natureza controladora dele, que está querendo tomar posse de você?

CRISTIANE – Muitas coisas que ocorrem em um relacionamento são reflexo de como vocês se conheceram. Vamos supor que o seu namorado começou uma amizade com você em uma festa ou em uma rede social. A partir dessa amizade, vocês ficaram e começaram um namoro. Na cabeça dele, essa situação poderia se repetir, ou seja, você poderia conhecer outra pessoa da mesma forma que o conheceu.

RENATO – Por isso, ele quer cortar o contato ou o meio no qual vocês se encontraram. Se vocês se conheceram na balada, por exemplo, ele não quer que você vá à balada; se foi nas redes sociais, ele não quer mais que você as use com tanta frequência, pois isso levantará uma suspeita.

CRISTIANE – Tudo isso deve ser avaliado. O que você precisa entender é que um relacionamento saudável exige certos sacrifícios. Por mais que hoje você não queira deixar suas amizades, um dia você terá de sacrificá-las pelo relacionamento, pois as amizades podem não combinar com a sua relação. Se você tem amizades com rapazes e está noiva, por exemplo, ter amizade com pessoas do sexo oposto é, no mínimo, estranho. Eu não ficaria à vontade sabendo que o Renato tem amizade com uma mulher que não é minha amiga, mas é amiga dele. Da mesma forma, acho que o Renato não gostaria que eu tivesse um amigo que não é amigo dele. Em um relacionamento vocês terão de sacrificar certas coisas e ter amigos em comum para o bem de ambos. Se você não mudar, terá dificuldade de achar alguém que aceite isso. Geralmente, na vida de solteira, a mulher tem muitas amizades, sai bastante e viaja com as amigas. Quando uma delas se casa e quer manter a rotina de sair com as amigas como na época que era solteira, isso traz insegurança para o cônjuge e o faz pensar que ele não é suficiente. Depois de se casar, você se torna uma mulher casada; quando você tem um filho, se torna uma mãe. Hoje em dia as pessoas querem tudo, mas não querem mudar nada. Isso é muito prejudicial.

RENATO – Você quer chegar a um lugar melhor, mas não quer sair de onde está. Não dá para fazer isso.

imagem do author
Colaborador

Kaline Tascin / Foto: getty images