“Meu marido não tem iniciativa para sairmos em família”

Imagem de capa - “Meu marido não tem iniciativa para sairmos em família”

Como um casal pode fazer acordos que sejam bons para os dois? Em uma das edições do programa Escola do Amor Responde, a aluna Mônica contou que está muito frustrada com o marido. Ela disse que trabalha fora e ainda cuida da casa e dos filhos. Ele, por sua vez, fica fora o dia todo e reclama quando chega do trabalho. O casal tem três filhos e uma neta, mas o marido de Mônica nunca quer fazer atividades em família. Ela perguntou se a diferença de 14 anos entre eles explica as atitudes do marido.

MÔNICA – Sou casada, tenho três filhos e uma neta. Eu trabalho fora e ainda cuido da casa e dos filhos. Meu marido trabalha como motorista de aplicativo e fica fora o dia todo. Quando chega em casa, ele reclama com os filhos e comigo. Estou de saco cheio. Meu marido não tem iniciativa para sairmos em família. Ele não planeja nada e, quando planeja, é para ir à casa da família dele. Quero sair com a minha família para outro lugar. Temos 14 anos de diferença de idade. Será que é por isso que ele é assim?

CRISTIANE – O detalhe da idade é importante, pois ele é bem mais velho do que você. Quando um dos cônjuges é mais velho, ele começa a não querer sair, ele quer ficar em casa e ter paz. Você está vendo agora a consequência da grande diferença de idade entre cônjuges e esse é um fator que muitas pessoas não dão muito valor porque pensam que o amor vai superar tudo. Porém, no dia a dia, tudo se complica. Você não pode chegar para ele e falar que ele tem que pensar como você, porque ele já passou por isso. Então, não é justo da sua parte querer que ele seja como você e não é justo da parte dele querer que você seja como ele. Então, vocês têm que chegar ao meio-termo. Ele vai ter que sacrificar um pouco por você e você também vai ter que sacrificar um pouco por ele. Agora, sobre essa questão de passear, é bom avaliar também como é o ambiente em casa. Por exemplo, se há muito estresse. Eu entendo que você tem muitas coisas para resolver, então, é normal que às vezes o ambiente esteja meio estressante. E aí seu marido chega e fica reclamando, porque ele quer ter paz.

RENATO – E, você, Mônica, também deve reclamar com ele porque ele não planeja nada para vocês fazerem juntos. Ele trabalha como motorista e fica o dia todo fora de casa, então é natural que ele queira ficar mais em casa. Entretanto, isso também é um pouco egoísta da parte dele, porque você talvez não saia tanto. Vocês dois têm que compreender o contexto e tentar equilibrar as coisas. E, se ele não é bom em planejamento, você pode planejar o passeio e combinar com ele. Talvez vocês possam combinar de fazer uma coisa especial uma vez por mês com a família. Combine com ele o que é aceitável e, se ele não tem iniciativa, você pode tomá-la. Não importa quem planeja, o que importa é que vocês façam algo juntos.

CRISTIANE – É você que quer passear. Então, você tem que simplificar as coisas e ver o que pode fazer para que isso aconteça. Não fique esperando que ele faça algo que tem dificuldade de fazer.

RENATO – Se você é melhor para escolher lugares e já que é você que quer sair, tome a iniciativa, converse com ele e facilite o processo. Se ele concordar em fazer um passeio todo mês, pronto, você já tem o “sim”. Escolha o lugar e tudo que ele terá que fazer é dirigir.

 

imagem do author
Colaborador

Kaline Tascin / Foto: HappyKids/getty images