“Meu marido elogia mulheres da academia para os amigos no WhatsApp”

Imagem de capa - “Meu marido elogia mulheres da academia para os amigos no WhatsApp”

Durante o programa Escola do Amor Responde, uma aluna, que não quis se identificar, explicou que o marido a ajuda muito em casa. Ele cozinha, lava e limpa. Contudo, recentemente, os amigos dele o incluíram em um grupo de WhatsApp e ela viu uma das mensagens em que eles perguntaram ao esposo dela como eram as mulheres da academia e ele respondeu que elas eram “gostosas e deliciosas”. Com isso, a aluna ficou chateada e se sentiu desrespeitada. Questionado por ela, o marido disse que não resiste, pois as mulheres da academia dele se vestem de maneira provocativa. Ela perguntou qual a melhor maneira de agir nesse caso, pois deseja que o marido resista a esses comentários e preste mais atenção nela.

ALUNA – Meu marido ajuda muito em casa, cozinha, lava e auxilia na limpeza. Recentemente, os amigos dele o incluíram em um grupo de WhatsApp e perguntaram a ele como eram as mulheres da academia. Ele disse que elas são “gostosas e deliciosas”. Eu fiquei muito chateada e me senti desrespeitada. Já conversamos antes, mas ele me disse que não resiste porque elas se vestem de forma provocativa. Ele não me traiu nem mexe com outras mulheres. Ele fala muito em ética e em consequências. Não quero brigar, mas qual é a melhor forma de agir? Eu gostaria que meu marido resistisse a esses tipos de conversas, olhares e comentários e que ele prestasse mais atenção em mim. 

CRISTIANE – Eu gostaria de mencionar algo que está no e-mail desta aluna que faz uma diferença significativa. Ela e o marido já foram da igreja, mas se afastaram. Ela, porém, afirma que tem a Presença de Deus dentro dela. Eu acho essa informação relevante. O temor a Deus é algo que faz a pessoa ter respeito em relação a tudo em sua vida, principalmente no que se refere a olhar indiscretamente para outras pessoas. Quando uma pessoa não tem um relacionamento com Deus, ela não tem consciência do que faz. Esse pode ser um dos problemas do seu marido. Ele até pode olhar uma pessoa bonita por instinto, mas desejar e achar a pessoa “gostosa e deliciosa” é algo totalmente diferente.

RENATO – Ele disse essas palavras porque teve a sensação de ter aquela mulher, não foi apenas um olhar, mas foi um pensamento que se transformou em desejo. Esses pensamentos induzem a outras atitudes, como o adultério. Foi por isso que Jesus disse que quem olha para uma mulher com intenção impura já cometeu adultério em seu coração (Mateus 5.28).

CRISTIANE – A pessoa que tem comunhão com o Senhor Jesus não alimenta esses pensamentos, pois sabe que isso é errado e que esse tipo de atitude não agrada a Deus. Quando ela não tem um relacionamento com o Senhor, ela despreza esse mandamento, porque isso não importa para a sua vida.

RENATO – Aluna, você diz que, apesar de não ir mais à igreja, tem um relacionamento com Deus, tendo em vista que Ele está em todos os lugares. Eu gostaria de saber se você e seu marido comem em restaurantes. Acredito que sim. Mas por quê? Por que não têm comida em casa? Vocês comem fora não por falta de comida em casa, mas porque às vezes querem comer algo diferente e o ambiente do restaurante proporciona a vocês algo especial. O mesmo ocorre com o hábito de frequentar a igreja. Deus está em todos os lugares, mas Ele mesmo instituiu a casa de oração para todas as pessoas. Então, por que ir à igreja? Porque é diferente estar em um ambiente de Fé, assim como estar em um restaurante é diferente de estar em casa.

CRISTIANE – Na igreja, a pessoa é motivada a ter um relacionamento com Deus, ouve o que Deus diz, se coloca na posição de entender a Palavra e reserva um tempo para Ele.

RENATO – A falta de Deus traz insegurança para vocês, especialmente porque ambos já foram da Fé. Se você, aluna, permite que esse tipo de situação se normalize, seu marido continuará agindo dessa forma. Você diz que ele não a traiu e não mexe com outras mulheres, mas, ainda assim, ele teve um comportamento inapropriado para um homem que é casado.

CRISTIANE – O fato de as mulheres da academia não usarem muita roupa não é a questão principal. Esperar que elas mudem o modo que se vestem é só uma desculpa que ele dá para olhar para elas e pecar.

RENATO – Isso se chama isenção de responsabilidade. Ele é um homem casado e deve respeitar a esposa. Ele não precisa focar no que viu e muito menos fazer comentários sobre isso. Se você fizesse o mesmo em relação a outros homens, seu marido prontamente se incomodaria.

CRISTIANE – Esse tipo de comentário revela que seu marido gostaria de ter aquela pessoa, mas não pode porque é casado. Isso demonstra um desrespeito desmedido com você, que está ao lado dele.

Kaline Tascin / Fotos: emirMemedovski/getty images

imagem do author
Colaborador

Kaline Tascin / Fotos: emirMemedovski/getty images