“Meu marido é grudento e eu não gosto disso”

Imagem de capa - “Meu marido é grudento  e eu não gosto disso”

ALUNA – Meu marido é grudento e eu não gosto disso. Ele quer ficar colado em mim o tempo todo e eu não sou nada romântica. Por causa disso, acho que ele pensa que não gosto mais tanto dele. Quero uma orientação: como ser uma mulher carinhosa em todos
os sentidos?

CRISTIANE – A maioria das mulheres reclama que o marido não é romântico e você é o inverso. Algumas mulheres se casaram com homens sentimentais, como é o seu caso.

RENATO – Você disse que não é nada romântica e que seu marido é até demais. Eu avalio que o problema não é este. A questão é que você é romântica do seu jeito e ele é de outro, que é diferente do seu. Seu marido é pegajoso, meloso, deixa recadinhos toda hora e faz loucuras de amor porque, com certeza, ele tem vontade de fazer essas coisas. Cada um é romântico ao seu modo. Entenda que ser romântico não é como está escrito nos romances de livros ou como você vê em filmes e novelas. Ser romântico é simplesmente ter atitudes que mostram a sua admiração e o seu cuidado com a outra pessoa. Alguns chegam ao extremo: sobem no topo de um prédio e colocam uma faixa enorme com uma declaração de amor para que todos vejam. Outros simplesmente pagam todas as contas, evitam um problema financeiro e não estressam a esposa, por exemplo, e essa é a maneira deles de serem românticos. Todo mundo que está em um relacionamento é romântico. Não é porque um namorado não posta vídeos na internet nem faz loucuras pelo parceiro que ele não é romântico.

CRISTIANE – Seu marido gosta de demonstrar romantismo e eu vejo que tem outro lado nessa história: como você não lhe dá muita atenção, ele pensa que precisa adotar diversas estratégias para ver se você o ama. Ele começa a fazer mais e mais e a ser mais grudento porque você é meio fria. Quanto mais fria você for, mais ele vai querer fazer algo. Ele vai querer agradá-la mais porque acha que você não o nota. Com isso, pode ser até que você se afaste e daí ele começa a duvidar se você ainda o ama. Meu conselho é que você não precisa fazer tudo o que ele faz, mas tem que fazer um esforço para mostrar a ele o quanto você o ama. Não fique pensando que o amor tem a ver com romance. Mostre ao seu marido que o ama. Por exemplo, cozinhe um prato que você sabe que ele gosta. Nem precisa falar nada, simplesmente coloque-o na mesa e ele vai saber que você fez para ele. Se ele tirar a camisa e deixá-la jogada na cama, pegue-a sem fazer cara feia. Faça isso para agradá-lo. Isso demonstra que você se importa com ele, que você o enxerga, que ele mora com você e que não é uma pessoa qualquer na sua vida. Mostre de uma forma discreta que é romântica também. Talvez ele tenha a insegurança de que você não o ama mais. Se você ficar reclamando que ele lhe dá carinho, ele vai continuar inseguro e pensando que realmente você não gosta mais dele.

RENATO – Se você rejeitar as iniciativas dele, ele vai ficar mais inseguro e poderá ficar falando cada vez mais que a ama. Contudo, se você começar a aceitar as iniciativas dele com bons olhos, entender e apreciar a razão para que ele faça tudo isso, você passará a ver tudo com bons olhos também. Essa atitude, somada às suas iniciativas de procurar demonstrar mais o seu carinho por ele, vai fazer com que ele sinta menos necessidade de ficar correndo atrás de você. Então, a realização daquilo que você quer, que é ter um homem seguro, mais tranquilo e que não a sufoque, vai depender da maneira que você passar a lidar com as iniciativas dele e de como você demonstrará o seu amor. Portanto demonstre com atitudes agradáveis o quanto você pode ser carinhosa e romântica com ele. Ele vai notar que você está diferente e aí, possivelmente, vai maneirar também nas demonstrações de amor dele.

imagem do author
Colaborador

Kaline Tascin / Foto: Getty Images