“Meu marido e eu não sabemos conversar”

Imagem de capa - “Meu marido e eu não sabemos conversar”

A aluna Zilda conta que mora com seu companheiro há 32 anos. Eles não namoraram, tampouco se casaram. Ela diz que há 25 anos ele mentiu e ela o traiu. Além disso, depois que os filhos se casaram, todos as brigas resultam em dias sem diálogo em casa. Agora, Zilda pede ajuda a Renato e Cristiane Cardoso para restaurar o seu relacionamento.

ZILDA – Meu marido e eu não sabemos conversar. Estamos juntos há 32 anos. Nos conhecemos e logo fomos morar juntos. Eu estava com 18 anos e ele com 17. Há 25 anos, ele mentiu para mim e não o perdoei. Depois, eu o traí e ele me perdoou. Desde então, tentamos levar adiante algo que parece fadado ao fracasso. Ele diz que me ama, mas não pede desculpa quando erra e usa o silêncio para me punir. Depois volta a falar comigo como se nada tivesse acontecido. Não sei o que fazer

CRISTIANE – Vocês já começaram mal. Vocês podem estar casados há 32 anos, mas não respeitaram as etapas necessárias, deram um pulo enorme e foram morar juntos.

RENATO – Provavelmente, vocês foram impulsivos.

CRISTIANE – Você não namorou e não noivou, mas foi morar com ele. Vocês formaram uma família, mas, na verdade, nunca tentaram resolver os problemas que já existiam. Quando você o traiu, certamente vocês estavam com problemas. A mesma coisa deve ter acontecido com a mentira que seu marido contou. Isso tudo foi consequência de bagagens, pensamentos e comportamentos errados, que foram abrindo uma lacuna para que essas coisas ruins fossem acontecendo. Vocês têm problemas muito mal resolvidos e, por isso, hoje a relação está desgastada.

RENATO – Você reclama dele fazer voto de silêncio. É a maneira que ele lida com o problema. Normalmente, quando o homem faz voto de silêncio, é sinal de que não tem as habilidades para resolver os problemas. Como ele não quer mais se irritar, então ele pensa que é melhor ficar calado para poder mostrar a você que também está chateado. Ele está errado, pois essa não é a melhor forma de resolver os problemas, mas você precisa entender o porquê dessa atitude dele. Provavelmente, você faz o contrário: ele se cala e você fala tudo e mais um pouco que vem à sua mente. E, assim, você força ainda mais esse comportamento dele. Então o círculo vicioso vai se criando dentro do relacionamento. Já que é você que está buscando ajuda, dê o primeiro passo. Não fale tudo o que vem à sua mente para uma pessoa como ele porque isso só vai piorar o problema. Você tem que falar de forma respeitosa com seu marido, aproveitar aqueles momentos em que estão bem, ter cuidado com as suas palavras e se focar nos problemas que precisam ser resolvidos. Você também deve mudar esse seu pensamento de que o casamento de vocês é um fracasso. Provavelmente, você contava uma história de amor e com o passar dos anos começou a olhar para a história de vocês de forma negativa. Parece que você já está profetizando aqui esse fracasso de vocês.

CRISTIANE – Você o traiu e ele a perdoou, mas até hoje você não perdoa a mentira que ele contou a você. Você está olhando para tudo de uma forma negativa. Está certo que vocês erraram, mas devem pensar no que fazer agora para não cometer mais os mesmos erros.

RENATO – Depois de 32 anos vocês não conseguiram ainda resolver as diferenças entre vocês, então, precisam de uma ajuda extra. Se ele não quiser buscar, busque você. É isso que as pessoas buscam na Terapia do Amor. A maior parte desse relacionamento tem sido de desgosto, então, como virar isso? Nós vamos lhe ajudar, mas vá comprometida a começar um tratamento, um trabalho de restauração. O que custa tirar duas horinhas da semana para trabalhar na recuperação do seu eu e do seu relacionamento? Então, nós convidamos você para receber essa ajuda. Esteja conosco às quintas-feiras, no Templo de Salomão, em São Paulo, ou em uma Universal mais próxima e assista às palestras da Terapia do Amor (encontre os endereços em universal.org/localizar).

imagem do author
Colaborador

Kaline Tascin / Foto: Getty Images