‘Mercado Solidário’ ajudará 120 mil pessoas com alimento e produtos de higiene e limpeza

26% da população brasileira afirmam que “a quantidade de comida em casa não foi suficiente para alimentar suas famílias nos últimos meses”

Para ajudar na alimentação de famílias em situação de vulnerabilidade social, o Unisocial EVG realiza, regularmente, o “Mercado Unisocial”, uma ação que doa a quem mais precisa alimentos e outros itens de primeira necessidade, como produtos de higiene e limpeza. A próxima edição acontecerá na manhã deste domingo (16), em 1.950 cidades espalhadas pelos 26 estados e o Distrito Federal (DF), e alcançará até 120 mil pessoas. Todos os protocolos sanitários para evitar o contágio e a propagação da covid-19 serão observados no evento.

A grave crise econômica, causada pela pandemia da covid-19, trouxe efeitos perversos na vida do país: a alta da inflação, o desemprego e a fome. Pesquisa divulgada recentemente apontou que 26% dos brasileiros afirmam que “a quantidade de comida em casa não foi suficiente para alimentar suas famílias nos últimos meses”. Ou seja, quase 55 milhões de pessoas estão comendo menos do que necessitam, por falta de dinheiro.

A confeiteira Patrícia Bezerra Santos, paulistana de 44 anos de idade, foi uma das beneficiadas pela ajuda emergencial proporcionada pelo Unisocial EVG. “Eu e meu esposo estávamos desempregados e recebi o convite para participar de uma ação social do grupo, que iria acontecer na minha comunidade, e teria distribuição de leite. Estava necessitando muito daquela ajuda, pois tinha uma criança pequena – meu filho estava com apenas dois anos”, lembra.

O “Mercado Unisocial” é montado com a estrutura de uma mercearia comum, com bancadas, gôndolas, produtos setorizados e empacotadores, mas todos os produtos oferecidos em doação. Nesta edição, o mercado entregará 420 toneladas de alimentos não perecíveis, 150 toneladas de frutas e legumes, 25 mil kits de higiene e 15 mil produtos de limpeza.

Podem participar da ação social as famílias cadastradas pelos voluntários do Unisocial EVG. Elas receberão um voucher com determinada pontuação, e poderão escolher os itens que levarão para casa, de acordo com sua necessidade.

Devastados pela fome 

O responsável pelo Unisocial EVG no Brasil, Leandro Zangarini, explica que “muitas famílias estão devastadas, sem ter o básico na dispensa. Com as dificuldades financeiras, muitas pessoas não têm condições de ir a um mercado comum para comprar alimentos”.

“Mas, neste domingo, milhares de famílias serão beneficiadas em todo o Brasil, através da ação do ‘Mercado Unisocial’, quando variedades de alimentos serão distribuídas, gratuitamente, para aqueles que estão sofrendo a dor da fome.”

O Unisocial EVG é um dos programas sociais mantidos pela Igreja Universal do Reino de Deus. O grupo leva aos bairros mais pobres e periferias de todo o país serviços gratuitos com profissionais voluntários, como advogados, médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, massagistas, cabeleireiros, manicures e maquiadores. Realiza, ainda, doações de roupas e cestas básicas a vítimas de catástrofes.

Em 2021, os 105 mil voluntários do programa social atenderam quase 1,2 milhão de pessoas.

Agenda – “Mercado Unisocial” 

Data: 16/1

Horário: Logo após a reunião das 9h30, dos templos da Universal que participam da ação

Local: Nas proximidades dos templos da Universal que participam da ação, em 1.950 cidades

No Templo de Salomão, o “Mercado Unisocial” acontecerá na Rua João Boemer, 225 – Brás – São Paulo (SP)

imagem do author
Colaborador

UNIcom