Mensagens de apoio nas ruas ajudam jovens a superar a depressão

O movimento, intitulado como “SuperAção para Superação”, é de iniciativa do Projeto Help, da Força Jovem Universal (FJU). Saiba mais

Imagem de capa - Mensagens de apoio nas ruas ajudam jovens a superar a depressão

Quem passava pela Avenida Paulista, no último domingo, 15 de setembro, em São Paulo, encontrava uma movimentação atípica. Não se tratava de uma manifestação política, tampouco, um movimento em busca pelos direitos trabalhistas. Mas, de milhares de jovens, vestidos de amarelo, participando de uma passeata e carregando nas mãos cartazes com mensagens contra a depressão e o suicídio.

Os mais de 20 mil participantes do evento, intitulado como “SuperAção para Superação”, são voluntários do Projeto Help, da Força Jovem Universal (FJU). Eles enfrentaram os mais de trinta graus na capital paulista, a fim de levar mensagens de amor, apoio e, sobretudo, superação a quem sofre com a doença e tem o desejo de suicídio.

Problema sério

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada quatro segundos uma pessoa comete suicídio em todo o mundo. Entre os jovens, o suicídio é ainda mais preocupante. De acordo com a OMS, ele representa a segunda maior causa de morte entre jovens de 15 a 24 anos.

Jovens, com um futuro pela frente, têm ceifado suas vidas sem, ao menos, ter a possibilidade de encontrar ajuda que tanto necessitam.

Para o Bispo Celso Junior, coordenador nacional da FJU, alguns fatores como distanciamento da família e, principalmente, envolvimento constante com as redes sociais têm contribuído para que os jovens tenham depressão tão precocemente. Eles, normalmente, creem numa imagem errada do “jovem perfeito”, justamente a que é mostrada nas redes sociais.

“Isso tudo contribui para que eles deixem de ter relacionamento pessoal com outros jovens e creiam nessa imagem que não existe, mas que as redes sociais tentam promover”, pontuou.

As ações do projeto são essenciais para que os voluntários tenham oportunidade de ajudar outros jovens, acrescenta o Bispo Celso. “A gente consegue ajudar na parte espiritual, que é fundamental para que haja a transformação, por meio do poder de Deus. Esse mês, com a campanha ‘Setembro Amarelo’, temos intensificado o trabalho para chamar atenção desses jovens”, enfatizou.

A SuperAção pelo Brasil

Além de São Paulo, outros estados também realizaram essas passeatas. No Rio de Janeiro, por exemplo, a ação aconteceu no Aterro do Flamengo. Em Santa Catarina, no Parque dos Coqueiros. Todos os estados se uniram para levar a mesma mensagem de apoio em todos os lugares do Brasil.

Resultados

O projeto Help tem auxiliado milhares de jovens a superar a depressão. Os resultados são inúmeros. Tanto que, a grande maioria dessas pessoas, hoje, são voluntárias do projeto e se dedicam a alcançar outros jovens.

“Queremos voluntários que compartilhem dessa mesma ideia para se juntar a nós”, concluiu o Bispo Celso.

Apesar de o evento ter acontecido em uma única tarde, os voluntários do projeto estão disponíveis 24 horas por dia, sete dias por semana, por meio das redes sociais.

Se você precisa de ajuda ou conhece alguém nesta condição, clique aqui e fale com um dos voluntários.

 

imagem do author
Colaborador

Rafaela Dias / Fotos: Cedidas pelo Mídia FJU