"Menino" até quando?
Muitos homens se recusam a amadurecer e mantêm um comportamento prejudicial por toda a vida. Você é um deles?
O tempo passa e frequentemente voltamos a assuntos que são recorrentes no comportamento dos homens. Muitos deles continuam tendo uma ideia totalmente absurda do que é ser homem de verdade e não gostam que se fale das atitudes imaturas que adotam. Mas, mesmo assim, é preciso abordá-las, principalmente porque elas acabam depondo contra os próprios homens e sendo repassadas de pai para filho ou entre irmãos, o que perpetua uma maneira de ser masculina errada.
Há homens que mentem de forma compulsiva e constante para a esposa, pois, na opinião deles, essa postura não merece repreensão. Eles fazem piadas preconceituosas e sexistas nas rodas de amigos ou, quando compartilham conteúdos pelo WhatsApp ou Facebook, avalizam a violência física ou verbal contra a mulher ou reações impulsivas e intempestivas no trânsito. O pior é que os exemplos não param por aí e evidenciam também falta de responsabilidade. Vemos, a cada dia que passa, homens mais infantilizados, que deixam de cumprir suas obrigações, como trabalhar ou serem pais de família, para jogar videogames.
É lógico que o homem deve se divertir, mas parece que falta bom senso a alguns que só querem se entreter e não percebem que até para manter essa diversão há tarefas que devem ser cumpridas antes. Quem perde o emprego porque passa a noite em claro ou porque vai trabalhar cansado e não produz o necessário, inevitavelmente, não terá dinheiro nem para pagar a conta de luz e a internet para poder jogar videogame e muito menos para bancar a alimentação da família ou a escola dos filhos, pois estabeleceu suas prioridades de forma errada.
Embora todas essas atitudes sejam totalmente condenáveis, há quem as justifique dizendo que são “coisa de homem”. Contudo a verdade é que esse é um argumento superficial e raso para defender o que não pode ser justificado ou nada mais é do que uma armadilha para convencer os ingênuos ou mal informados que não refletem profundamente. É mais fácil agir dessa forma do que questionar seus atos. O agravante é que homens assim colaboram cada vez mais para a própria derrocada. Afinal, essas atitudes só demonstram claramente como um homem de verdade não deve ser.
Eles não percebem que a vida é repleta de situações que vão se sucedendo para nos ensinar e nos ajudar a crescer e a desenvolver nossa maturidade, que tem a ver com pesar os efeitos das atitudes que se toma, compreender a importância dos compromissos assumidos e entender o valor da palavra empenhada. Em algum momento da vida as crianças serão cobradas a crescer e deixar os brinquedos de lado – e os homens que estão nessa situação também serão.
Em vez de perpetuar essas posturas, o homem precisa agir com plenitude emocional e intelectual e ser maduro para enfrentar as dificuldades da vida e encontrar a felicidade, algo que não se encontra apenas nas diversões. Para trilhar esse caminho, faça uma Aliança com Deus e tenha acesso a ensinamentos que vão edificá-lo e fazer você e sua família evoluírem e deixar de ter ações equivocadas. Acredite.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo