Menino aprende linguagem de sinais para se comunicar com amigo surdo
Caso aconteceu na Austrália. Leia
Qualquer relacionamento pede que ambas as partes se adaptem ao outro para tudo correr bem. Afinal, somos diferentes uns dos outros e é preciso fazer concessões e mudanças para ter aquela agradável companhia ao seu lado.
Na amizade também é assim, e um caso de dois amigos australianos ilustra a situação. Rossi Kelly (à esquerda na foto ao lado), de 11 anos, percebia que o colega Isam Gurumg (à direita) era calado e tinha dificuldade para se enturmar. É que Isam é surdo e havia sido transferido havia pouco tempo, o que explicava a dificuldade para fazer amigos.
Rossi, então, começou a falar com ele por meio de bilhetes, mas isso ainda era muito trabalhoso. Logo ele decidiu que teria de aprender a linguagem de sinais para poder se comunicar melhor com o amigo. Dessa forma, eles se tornaram mais próximos, brincam, passeiam e Isam se sentiu mais integrado no colégio.
Verdadeira amizade
É assim que as verdadeiras amizades funcionam. Elas acrescentam, fazem bem, mostram generosidade e apoio. Rossi não olhou para as dificuldades, decidiu entrar de vez no universo do amigo e se colocou no lugar dele para juntos poderem construir uma amizade.
“Em todo o tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão”, diz a Bíblia em Provérbios 17.17.
Que tal, a partir de agora, seguir o mesmo exemplo dessa dupla e passar a investir mais em boas amizades? Ou se você já as tem, ser mais generoso e corresponder às necessidades dos amigos? Você será capaz de fazer a diferença na vida deles. E nunca se esqueça de falar a eles do maior amigo de todos: Deus.
Gostou? Compartilhe nas redes sociais.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo