Melanoma é o tipo de câncer de pele mais perigoso

Doença pode se espalhar para outros órgãos do corpo se não for diagnosticada e tratada. Saiba como se prevenir e aprenda a identificar os sinais desse tipo de tumor

Imagem de capa - Melanoma é o tipo  de câncer de pele  mais perigoso

Em setembro, o cantor português Roberto Leal morreu em decorrência de um melanoma maligno que havia sido diagnosticado dois anos antes. Mesmo com o tratamento, a doença evoluiu, atingindo o fígado do cantor e provocando síndrome de insuficiência hepatorrenal.

O melanoma é o tipo de câncer de pele mais raro e também o mais agressivo. No Brasil, ele é responsável por cerca de 3% dos tumores malignos na pele, segundo o Ministério da Saúde. “O melanoma aparece como uma manchinha ou pintinha na pele, assimétrica, com cores diferentes e bordas que não são muito definidas. Essa mancha começa a crescer de repente e a mudar de cor. O melanoma pode aparecer em qualquer extensão da pele, nas extremidades, nos pés, nas unhas e no couro cabeludo”, detalha a dermatologista Carolina Andriolo, que atua na Grande São Paulo.

O melanoma pode estar relacionado à predisposição genética e também aos fatores ambientais. “O melanoma, assim como outros tipos de câncer de pele, também está associado ao excesso de exposição solar”, diz.

Quem tem familiares com histórico da doença deve redobrar os cuidados. “A partir de dois casos na família, tanto de primeiro como de segundo grau, é importante fazer acompanhamento com dermatologista e realizar o autoexame para acompanhar manchas e pintas no corpo. Nós também recomendamos fazer um exame para verificar se há mutação genética.”

Prevenção
A proteção contra o sol deve ser uma preocupação diária de todas as pessoas. Isso vale para qualquer estação do ano, até em dias nublados. “Todo mundo deve usar protetor com fator de proteção solar (FPS) maior do que 30. Além disso, é importante usar boné, chapéu, óculos escuros, roupas com proteção e procurar lugares com sombra”, ensina Carolina Andriolo. Os pais precisam estar atentos às crianças. “Já existem estudos que comprovam que a exposição solar na infância aumenta a incidência de alguns tipos de câncer de pele”, completa a dermatologista.

A saúde é a garantia de que o corpo está funcionando bem. Já que o corpo é a morada do Espírito Santo, cuide sempre da sua parte física para que a espiritual também permaneça plena e saudável. Todas as terças-feiras, na Universal, acontecem as reuniões de cura, que visam a restauração da saúde física e emocional. Participe.

imagem do author
Colaborador

Rê Campbell / Arte: Edi Édson