Mega Help Raízes

Iniciando o Setembro Amarelo, a quarta edição da maior campanha de valorização da vida reuniu arte e esperança para falar de saúde mental. Confira como foi o evento principal

Imagem de capa - Mega Help Raízes

No dia 6 de setembro, o Distrito Anhembi, localizado na zona norte de São Paulo, foi palco da quarta edição do Mega Help, uma iniciativa que une arte e esperança em prol da saúde mental. Promovida pelo Projeto Help, a maior campanha de valorização da vida reuniu mais de 50 mil pessoas, incluindo jovens e adolescentes com o propósito de enfrentar e vencer os desafios emocionais que marcam o período da juventude.

No mesmo dia, o Mega Help também foi realizado na Bahia, no Piauí, em Santa Catarina e no Distrito Federal. Ao longo de setembro – mês dedicado à prevenção do suicídio – a campanha deve se expandir para outros 22 estados brasileiros e mais de 60 países. A expectativa é que cerca de 300 mil pessoas, no Brasil e ao redor do mundo participem dessa mobilização pela vida.

Programação diferenciada

Em São Paulo, onde ocorreu o evento principal, os jovens participaram de atividades interativas desde a abertura dos portões, ao meio-dia, até o início oficial do Mega Help, às 14h. Entre as dinâmicas, os participantes puderam visitar os estandes de empresas parceiras — como Arca Center e Univer Vídeo —, concorrer a prêmios exclusivos e conhecer de perto os projetos da Força Jovem Universal (FJU), principal apoiadora da iniciativa, apresentados na Expo FJU.

Atrações

MEGA QUIZ ESCOLAR

Os melhores alunos das escolas atendidas pelo Projeto Help participaram de uma competição de conhecimentos gerais promovida pelo Univer Ensino. As perguntas abordaram temas diversos, incluindo História, Português, Matemática, Ciências, entre outras disciplinas. Os estudantes que conquistaram o primeiro, segundo e terceiro lugar foram premiados, respectivamente, com um notebook, um celular e uma caixa de som.

MEGA VOZ

Oito jovens colocaram seus talentos vocais à prova e receberam o julgamento do jornalista e apresentador da Record, Celso Zucatelli, sua esposa, a jornalista e atriz Ana Zucatelli, e dos atores Enzo Krieger e Mah Duarte, intérpretes de Jó e Raquel na fase jovem da série A Vida de Jó.
Um vale-compras de R$ 5 mil, um violão e um voucher de R$ 500 em produtos do Arca Center premiaram, respectivamente, o primeiro, segundo e terceiro lugar da competição.

MUSICAL RAÍZES

No fim das apresentações, o Projeto Cultura, da FJU, estrelou o Musical Raízes. Por meio da arte, o espetáculo transmitiu ao público uma mensagem profunda de superação e recomeço, reforçando o propósito de transformação do Mega Help 2025.

Mega Help Raízes

Além da diversão

A fim de oferecer escuta ativa qualificada, os conselheiros do Projeto Help atuaram em dois pontos do Cantinho do Desabafo. O espaço dedicado àqueles que buscam aconselhamento para enfrentar questões emocionais atendeu mais de 2 mil jovens ao longo de todo o dia.

Mega Talk

O Bispo Celso Júnior, responsável pela FJU, conduziu o Mega Talk, um bate-papo consciente sobre autocuidado emocional. Ele ressaltou a importância de identificar a raiz dos problemas internos, comparando a vida humana a uma árvore: quando não há frutos ou folhas, é sinal de raízes comprometidas. Da mesma forma, quando um jovem pensa em desistir ou acredita ter nascido para sofrer, a causa costuma estar em feridas profundas do passado.

Encontrando a raiz certa

Identificar essa raiz, porém, exige sensibilidade e discernimento. Mas não basta reconhecer a origem do sofrimento, é preciso tratá-la para que bons frutos possam surgir. “Deus quer ser a raiz da sua vida para que você dê frutos. Esqueça essa história de desistir, você é especial aos olhos do Criador”, explicou.

Eles cortaram o mal pela raiz

Exemplos de quem venceu o sofrimento ao cortar o mal pela raiz, Lays da Silva, de 23 anos, e Gilberto Henrique Possani, de 21 anos (foto abaixo), compartilharam suas histórias de superação. Ambos enfrentaram depressão, ansiedade e episódios de automutilação. Laís foi vítima de abuso sexual na infância. Gilberto, por sua vez, foi abusado durante um trote escolar e, em seguida, exposto e ridicularizado na internet.
Ao receber apoio do Projeto Help, encontraram um novo começo e a motivação de ajudar quem enfrenta os mesmos desafios emocionais.

Chegou a sua vez de recomeçar

Precisa de ajuda? Contate o Projeto Help pelo WhatsApp (11) 2392-6910 ou acesse o site www.projetohelp.com. 

Saiba mais

Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Confira também os seus conteúdos no perfil @folhauniversal no Instagram.

Folha Universal, informações para a vida!

imagem do author
Colaborador

Yasmin Lindo / Fotos: Mídia FJU-SP