Medo do novo Coronavírus pode estar afastando as pessoas dos hemocentros

As pessoas estão evitando lugares fechados ou aglomerados. E, com isso, o índice de doações caiu. Entenda

Imagem de capa - Medo do novo Coronavírus pode estar afastando as pessoas dos hemocentros

O cenário atual com o novo Coronavírus e as orientações de restrição e isolamento no Brasil, especialmente a pessoas acima dos 60 anos e quem está no grupo de risco (portadores de doenças crônicas como diabetes e pressão alta, indivíduos em tratamento de câncer ou com a imunidade comprometida), vem, também, se refletindo nos hemocentros de todo o País.

As pessoas estão evitando lugares fechados ou aglomerados. E, com isso, o índice de doações caiu levando os estoques de sangue a apresentar uma baixa muito significativa. Em São Paulo, por exemplo, a cidade com a primeira morte anunciada e com mais casos suspeitos ou confirmados da doença em todo o Brasil, os estoques “estão praticamente vazios”, segundo o coordenador do Centro de Contingenciamento de São Paulo, o médico David Uip.

A Fundação Pró-Sangue, hemocentro do Estado de São Paulo, informou que está operando com 40% da reserva. Os sangues do tipo O+, O-, A- e B- estão em estado de emergência e o tipo B+ em estado de alerta.

Ainda de acordo com o médico, em coletiva realizada à imprensa na terça-feira (17), o local que tem mais sangue, por sua vez, tem estoque para apenas cerca de uma semana, o que é um panorama extremamente grave. Ele afirmou que as pessoas estão com medo de pegar o Coronavírus, por isso não estão indo doar. Contudo, os bancos de sangue são locais seguros e protegidos.

Como ajudar

Outros estados também já pronunciaram preocupação com a baixa dos estoques. No Pará, ao norte do País, a Fundação Hemopa convocou todos os cidadãos saudáveis, e que estão dentro dos critérios básicos, para comparecer aos serviços de coleta de sangue. Os estoques de sangue em Santa Catarina, no sul do Brasil, também estão em queda. O alerta é do Hemosc que receia a queda nas doações e a falta de sangue nos hospitais.

Para doar sangue basta estar em boas condições de saúde e alimentado, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto recente. Recomenda-se também evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem à doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente.

Para horário de funcionamento dos postos de coleta, a população deve consultar o site do hemocentro da sua localidade de origem. Alguns estão adotando um esquema de pré-agendamento.

Medidas de prevenção ao contágio

É importante ressaltar que o medo não deve dominar a situação. O Coronavírus é contagioso, mas com medidas de prevenção pode ser evitado. Neste momento, o cidadão brasileiro deve seguir as orientações dadas pelo Ministério da Saúde e colaborar com o bem de toda a nação. Saiba aqui quais são essas recomendações, clicando aqui.

Voluntários dos projetos sociais da Universal, só esse ano, organizaram 22.849 ações de doações de sangue no País. Segundo informações do Bispo Renato Cardoso, a última campanha de doação aconteceu no período de Carnaval – quando o estoque também tende a diminuir muito – e mais de 15 mil doadores de sangue fizeram sua parte. Um total de 91 mil pessoas foram beneficiadas com essas ações.

A Universal anunciou medidas de prevenção ao contágio pelo Coronavírus em seus templos. Água, sabão, álcool em gel, distância entre assentos: acesse esse link e conheça todas as providências adotadas pela Igreja. Assista também ao Programa Entrelinhas, exibido do último domingo (15), e saiba quais as ações que você precisa tomar para se proteger.

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: Getty Images