Mais golpes pela internet

Criminosos usam calendário do smartphone e sites de compras para enganar vítimas

Imagem de capa - Mais golpes pela internet

Os golpes aplicados pela internet estão cada vez mais sofisticados. O mais novo truque usa um serviço de calendário gratuito bem conhecido pelos usuários de smartphones. Os golpistas agem da seguinte forma: eles usam o Google Agenda para adicionar eventos e convites falsos às agendas de possíveis vítimas. Depois do envio do convite com um link para uma página falsa, a vítima recebe uma notificação pop-up na tela do celular e é incentivada a clicar no link malicioso. O golpe foi constatado em maio por especialistas da Kaspersky, empresa de softwares de segurança para a internet.

Na maior parte dos casos, o usuário que clica no link falso é redirecionado para um site em que há um questionário e um suposto prêmio em dinheiro. Para receber a quantia, a vítima deve fornecer informações pessoais e do cartão de crédito. Dessa forma, os golpistas roubam dados e dinheiro. Por isso, vale o alerta: se a agenda do seu celular apresentar um evento que você não marcou, não clique em nenhum link e busque mais informações.

Compra falsa
Outro golpe que voltou a ser praticado é o da compra falsa, que usa o nome de plataformas de compra e venda como Mercado Livre e OLX. Quem costuma vender produtos pela internet deve ficar atento.

Segundo reportagem do site TechTudo, os criminosos entram em contato com a pessoa que está vendendo um produto na internet e a convence a fazer a transação pelo Mercado Livre. Para não levantar suspeitas, os golpistas explicam que estão preocupados com a segurança. Durante o processo, eles pedem o telefone e o e-mail da vítima e solicitam mais informações sobre o produto.

Depois de tirar dúvidas, os golpistas entram em contato com a vítima e dizem que já fizeram a compra pelo Mercado Livre. Minutos depois, a vítima recebe um e-mail que informa que a compra foi feita, com detalhes sobre o endereço do comprador e a forma de envio da mercadoria. É aí que está o problema: a mensagem é falsa. Ou seja, o e-mail recebido pela vítima foi criado pelos golpistas. O truque é tão bem-feito que os criminosos copiam o layout, linguagem e fontes usadas pelo Mercado Livre para enganar o vendedor. Se ele não checar a veracidade da mensagem, pode acabar enviando o produto para o golpista e sair no prejuízo.

Se você está vendendo um produto pelo Mercado Livre, por exemplo, a confirmação da venda deve ser verificada em seu perfil no site da empresa. O mesmo vale para quem está comprando. Nunca confie apenas no e-mail ou em mensagens de celular.

 

imagem do author
Colaborador

Rê Campbell / Foto: Gettyimages