Mais duas igrejas católicas são incendiadas no Canadá
Com essas, já são quatro no local. Entenda
Duas igrejas católicas foram incendiadas, esta semana, em comunidades indígenas, no oeste do Canadá. Os incêndios aconteceram nas Igrejas de St Ann e na de Chopaka, na Colúmbia Britânica.
Com mais esses dois incêndios, já são quatro igrejas incendiadas no local, desde a semana passada. Isso porque, na segunda-feira, 21 de junho, outros dois templos também foram incendiados.
“As investigações sobre os incêndios anteriores e esses dois novos incêndios estão em andamento sem prisões ou acusações”, afirmou o sargento da Polícia Montada Real Canadense, Jason Bayda.
A onda de ataques às igrejas começou depois que mais de 700 túmulos foram descobertos em locais onde abrigavam escolas residenciais canadenses.
De acordo com informações preliminares, essas escolas eram financiadas pelo governo e administradas por grupos religiosos, nos séculos 19 e 20, e teriam o objetivo de forçar crianças indígenas a se portarem como canadenses. Entre os anos de 1963 e 1998, cerca de 150 mil crianças teriam sido tiradas de suas família e levadas a essas escolas.
Agora, na onda de ataques às igrejas, indígenas pedem por buscas a mais sepulturas em todo o país.
Atualização
Segundo informações do National Post, em 21 de julho, já são 48 igrejas atacadas em território canadense. As ações de vandalismo vão desde tintas nas portas das igrejas até a destruição total por fogo. Você pode conferir no site True North uma mapa em tempo real que apresenta as localidades e os detalhes de cada ato de violência. Confira:
Atos de perseguição religiosa têm ganhado cada vez mais as manchetes dos jornais. Vale lembrar que no dia 3 de julho, suspeitos atiraram coquetéis molotov na frente da Igreja Universal em Vitória (ES) durante protestos.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo