Mais de 220 milhões de reais em propina

É o que revelam documentos sobre pagamento feito pela emissora dos Marinho para ter direito exclusivo de exibir no Brasil a Copa do Mundo em várias edições do evento

Imagem de capa - Mais de 220 milhões de reais em propina

O Jornal da Record veiculou recentemente a série de reportagens O Lado Oculto do Império, que mostra a relação do Grupo Globo com a corrupção no futebol e como a organização se favorece com isso. Esse é mais um caso de transações fraudulentas do grupo, que, no mês passado, divulgou em seus veículos matérias falaciosas afirmando que o Ministério Público fluminense (MP-RJ) investiga o envolvimento da Universal em desvios de recursos da Prefeitura do Rio de Janeiro, com esquemas de corrupção favorecidos pelo “doleiro dos doleiros” Dario Messer. A verdade é que o próprio doleiro em delação premiada à Justiça afirmou ter realizado transações fraudulentas, mas para a família Marinho, dona do Grupo Globo.

A reportagem da Record TV mostrou aos telespectadores que nem o futebol escapou das transações ilegais. A Justiça nacional e internacional está repleta de documentos que provam que a emissora pagou a executivos da Federação Internacional de Futebol (Fifa, na sigla em inglês) propinas para ter os direitos exclusivos de exibir a Copa do Mundo no Brasil, nas várias edições do evento, em valores que alcançam mais de R$ 220 milhões.

LARANJAS
Mesmo as taxas normais pela transmissão desses eventos teriam sido feitas por empresas laranja no exterior, segundo documentos do MP-RJ , impedindo que os impostos pelas transações fossem pagos ao Brasil, lesando a população e a União. Além disso, a Globo também é alvo de investigações sobre transações ilegais para obter exclusividade de torneios futebolísticos, como o Campeonato Brasileiro e a Taça Libertadores da América.

O mesmo aconteceu em várias edições dos Jogos Olímpicos, mas não só propinas para exclusividade nas transmissões. A Record TV mostrou confissões inéditas do ex-governador do Rio Sérgio Cabral, preso por corrupção e responsável pela maior crise pela qual o Estado passou – e ainda passa – em sua história. Ele contou à Polícia Federal que o Grupo Globo sabia do esquema criminoso de compra de votos envolvendo o Estado e o Comitê Olímpico Internacional (COI) para a escolha do Rio como sede dos Jogos de 2016.

LUXO SEM AUTORIZAÇÃO
A Justiça também mira irregularidades em construções e reformas de imóveis de luxo da família Marinho no Rio. A Record TV mostrou duas mansões construídas no meio da Mata Atlântica com danos graves ao meio ambiente, como considerou o MP-RJ, que inclusive pediu a demolição de uma delas. Uma cobertura em Ipanema, um dos metros quadrados mais caros do País, de propriedade de uma herdeira dos Marinho, foi reformada sem as autorizações obrigatórias e foi autuada em quase R$ 500 mil em multas.

A mesma Globo que gosta de acusar deve milhões em tributos municipais, estaduais e federais não pagos e é investigada internacionalmente sobre sonegações e fraudes desde os anos de 1990, conforme denunciado à Justiça e está sendo mostrado na série de reportagens da Record TV. Os fatos falam por si e vale a pena o povo brasileiro estar atento a eles e não se render mais a uma influência que tanto prejudicou o País por tantos anos.

imagem do author
Colaborador

Redação / Fotos: Reprodução