Liderança para prosperar

Saiba desenvolver essa capacidade para alavancar a sua carreira ou o seu negócio

Existem pessoas que são naturalmente líderes, mas algumas nem têm consciência de que possuem essa capacidade. Elas são engajadas, sabem ouvir, orientar, valorizar a todos e servem de exemplo para os colegas, mas não aproveitam esse potencial.

Outras gostariam de liderar, embora não saibam como fazer isso com competência, e há ainda as que julgam que têm autoridade e carisma para comandar, mas confundem liderança com autoritarismo. Muitas também não compreendem que a liderança pode ser a característica que lhes falta para alcançar mais sucesso não só em seu empreendimento ou em sua carreira, mas na vida em geral. Quais são, então, a conduta e a medida certas para liderar?

Na opinião de Emanuel Quiróz, life and professional coach, o líder tem atitudes positivas que agregam algo para os colegas. “O líder também deve conhecer todo o processo. Se tiver uma pequena confecção, ele não precisa saber costurar, mas tem que saber como tudo funciona, qual é o maquinário, a qualidade dos tecidos, o tempo de costura, como é feito o despacho, etc. Ele é o exemplo.

Por outro lado, um gestor que diga certas coisas e faça outras não é um exemplo positivo e isso vai se refletir na situação da empresa. Esse não é um líder, ele é um mau gerente”, dispara.

De acordo com Quiróz, há solução tanto para esse tipo de gestor como para o que quer se desenvolver. “As pessoas podem se adaptar a situações de liderança. É como se falássemos assim: ‘nem todas as pessoas podem ser um gênio em química’, contudo elas podem estudar química e saber os fundamentos. A pessoa que tem o dom extrapola positivamente seu conhecimento, mas, no caso de um empresário, por exemplo, ele pode usar ferramentas para se desenvolver e fazer com que a gestão dele seja mais assertiva sob o ponto de vista da liderança”, explica.

Quem quer se tornar um líder precisa evoluir, muitas vezes, em questões ligadas à motivação, à definição de metas e às necessidades dos indivíduos à sua volta. “O líder que gere uma empresa é como o capitão de um barco: é ele que tem que saber a velocidade, para onde o barco vai e estabelecer o trajeto mais apropriado. No fim das contas, quem tem contato com algum tipo de modelo relacionado à gestão empresarial, a vendas, ao processo de produção e à liderança, sempre vai ganhar algo positivo”, avalia.

Para isso, é fundamental fazer testes de liderança e autoconhecimento. “Se a pessoa tem vontade de exercer um cargo de liderança, o mais importante é que ela primeiro identifique isso. Quando tu colocas um curso de liderança na sua empresa, porque também tem um planejamento de carreira para os seus funcionários, cria a possibilidade de desenvolver a liderança dos seus colaboradores. Mas, ao mesmo tempo, a empresa precisa se preparar para absorver esses líderes, pois, se não fizer isso, vai prepará-los e eles podem ir para outra empresa porque a carreira deles ficará restrita ao posto em que estão”, analisa.

Quiróz afirma também que o interesse pessoal é importante para quem quer ser um bom líder. “Ele pode se inscrever em um curso presencial ou remoto e os que têm poucos recursos podem buscar esse tipo de informação na internet e no YouTube, que são acessíveis e não requerem nenhum investimento financeiro. É possível ainda adquirir livros que falem de liderança. No caso de quem já é empresário, é preciso primeiro que identifique o que quer para sua empresa. Provavelmente, será necessário fazer um curso de liderança e esse conhecimento novo vai ajudá-lo a pôr em prática novas ferramentas de trabalho”, diz.

Outras características que o bom líder precisa desenvolver é saber se comunicar e delegar corretamente. “É um atributo dele reconhecer quem são as pessoas às quais pode delegar tarefas e que as cumprirão da forma adequada e sem comprometer os objetivos da empresa. Nesse aspecto, a comunicação é muito importante: se tu não te comunicares eficientemente, as pessoas podem fazer o processo inverso ao que está sendo proposto. Há pessoas que não gostam de conversar, mas quem ocupa uma posição de comando necessita se comunicar bem e fazer com que a comunicação flua pelo bem da estrutura de trabalho”, conclui.

Desenvolva sua liderança
Se você quer se tornar um líder de verdade e não sabe como proceder, faça como milhares de pessoas e participe do Novo Congresso para o Sucesso, que ocorre em todos os templos da Universal às segundas-feiras. Para saber os endereços, acesse universal.org/localizar.

 

imagem do author
Colaborador

Eduardo Prestes / Foto: Getty Images / Arte: Eder Santos