Laísh, um exemplo de fidelidade

Entenda o que as atitudes deste personagem revelam sobre a relação entre senhor e servo na série da Record TV

Imagem de capa - Laísh, um exemplo de fidelidade

O que significa ser um servo? A terceira temporada da série Reis, da Record TV, inspira algumas reflexões sobre essa questão por meio da história de Laísh (Thierry Figueira), que é o servo de confiança da família do rei Saul (Carlo Porto). Laísh é casado com Libi (Carol Fazu), com quem teve Darim (Vicky Valentim) e Paltiel (Fhelipe Gomes).

As famílias do rei e do servo viviam em harmonia, mas uma relação mal resolvida gerou muito sofrimento à família de Laísh: Abner (Dudu Pelizarri), comandante do exército israelense e primo do rei, se deitou com Darim sem a intenção de tomá-la como esposa. Ao descobrir a atitude da filha, o servo se decepcionou, mas esperava que o rei obrigasse Abner a se casar com a jovem, o que não ocorreu.

Laísh ainda teve de enfrentar uma dor maior depois de perder a filha de forma trágica. A catástrofe ocorreu porque Darim flagrou a feiticeira Laísa (Sthefany Brito) em práticas proibidas e, em vez de denunciá-la, se deixou seduzir pela proposta de ter seu amado aos seus pés por meio de um ritual. No entanto o feitiço virou contra a feiticeira e a jovem serva acabou morta em um ataque de um animal, provocado por um ritual e por ela ter virado as costas para o Deus de Israel. Apesar da imensa dor de perder a única filha, Laísh e sua família continuaram servindo Saul com a mesma dedicação.

Em entrevista à Folha Universal, a autora Raphaela Castro falou do contexto histórico na relação senhor e servo e explicou que, dependendo da função que o servo exercia, ele se tornava íntimo de seu senhor, pois sabia de conflitos familiares e guardava segredos. “Obviamente havia senhores que não eram bondosos e tratavam os servos somente como servos, mas não foi o caso de como esse relacionamento foi construído, pois, assim como Laísh considerava Saul, a família de Saul também tinha muita consideração com o servo”, disse.

Ela disse ainda que essa família de servos não se julgava inferior. “Assim como o servo dependia 100% do seu senhor, da boa vontade, das decisões e considerações dele, o senhor tinha a obrigação de cuidar dele e de ampará-lo. Então, de certa forma, um servo, ao depender do senhor, estava seguro a vida toda, assim como seus filhos, que permaneceriam de geração em geração naquela casa, razão pela qual o servo era tão interessado em ajudar o seu senhor para que ele fosse bem-sucedido”, citou.

Segundo ela, o problema com a filha revelou o caráter do servo: “apesar dessa decepção com Saul (que não obrigou Abner a se casar com Darim), Laísh permanece fiel e não se deixa levar por sua decepção. A mensagem que esse personagem passa é muito bacana: Saul errou com ele, mas ele não vai errar com Saul”.

Raphaela destacou que Laísh e sua família são pessoas justas e pacatas.

“O perfil do Laísh é de uma pessoa tranquila, observadora, que sabe de tudo o que acontece. Ele é estável e confiável, razão pela qual Saul e sua família contam com ele”, disse.

Um spoiler da série é que Laísh perceberá a ação de um espírito maligno atormentando Saul quando o rei passar por uma reviravolta. O servo também dará a solução para essa questão ao sugerir que se encontre alguém que toque harpa para acalmar o rei, momento que surge um importante personagem da história. Já o futuro do servo e de sua família está ligado ao do rei. Para saber mais, acompanhe Reis de segunda a sexta-feira, às 21h15, na Record TV.

A quem você serve?
A relação senhor e servo é usada na Bíblia para caracterizar o relacionamento entre Deus e o homem. Embora as Escrituras Sagradas afirmem que o Criador está sempre pronto para atender os que O buscam com Fé, elas também deixam claro que a principal missão humana na Terra é servir ao Senhor, que é Soberano sobre todas as coisas (Hebreus 2.8).

Em seu livro O Senhor e o Servo, o Bispo Edir Macedo explica que nos tempos remotos havia várias formas de impor a uma pessoa a condição de servo ou escravo. Entretanto ele destaca que os servos do Senhor Jesus foram comprados por Seu sangue: “o sangue do Senhor Jesus foi, portanto, o alto preço pago por Ele para nos tirar da condição de escravos do inferno, dando-nos a futura condição de reis e sacerdotes para Deus”.

O Bispo enfatiza ainda que o prazer do servo bom e fiel é servir cada vez mais e melhor, não por interesses escusos, mas porque tem o mesmo Espírito dAquele que o serviu primeiro: o Senhor Jesus.

imagem do author
Colaborador

Kelly Lopes / Foto: divulgação