Juventude angolana se mobiliza para salvar vidas

O país tem apenas 4% dos 300 mil doadores que necessita

Imagem de capa - Juventude angolana se mobiliza para salvar vidas

Recentemente, a administração do Instituto Nacional de Sangue (INS), da Angola, informou que o país africano conta com apenas 10 mil doadores de sangue. Deste número, 90 % são familiares de pacientes e apenas mil pessoas são doadores voluntários (10%).

Para ajudar a reverter esse quadro e incentivar outros angolanos a doarem sangue, no último sábado (16/11), voluntários do programa social Força Jovem Universal (FJU), se reuniram para coletar sangue na cidade de Luanda. Cerca de 1.600 pessoas serão beneficiadas com as doações.

Segundo a médica e diretora-geral adjunta do INS, Eunice Manico, a situação do estoque de sangue é preocupante, e a iniciativa da FJU foi essencial para que outras instituições e grupos venham se espelhar neles e ajudar o país a sair dessa situação alarmante.

“O déficit é grande, pois contamos apenas com doadores familiares, que é aquele que vai no hospital fazer a doação que o seu ente querido precisa. E isso, não garante estoque, o que garante é doador voluntário”, explicou Eunice.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que entre 1% e 3% dos habitantes de um país sejam doadores de sangue. Ou seja, pelo menos 300 mil angolanos deveriam ser doadores, já que o país tem cerca de 30 milhões de habitantes.

Felipe Cerqueira, responsável pela FJU da Angola, afirma que o instituto poderá contar sempre com os voluntários do programa social. “Nos comprometemos em doar sangue a cada quatro meses”.

Requisitos básicos para doar sangue

  • Estar em boas condições de saúde.
  • Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos;
  • Pesar no mínimo 50kg;
  • Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);
  • Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);
  • Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial.

Saiba mais sobre o programa social

A Força Jovem Universal além de promover campanhas de doação de sangue, também realiza ações em comunidades carentes, faz visitas a hospitais, asilos e orfanatos.

Eventos de caráter social sobre bullying, automutilação, depressão e outros temas relacionados à juventude são promovidos constantemente. Além disso, realizam torneios esportivos, competições de música e dança e oferecerem cursos profissionalizantes.

Em 2018, mais de 3 milhões de pessoas foram beneficiados pelo programa social em países das Américas, da Europa, da África, da Oceania e da Ásia.

imagem do author
Colaborador

UNIcom