Junho Vermelho: por que você deve doar sangue
Grupo da Saúde se movimenta pela campanha. Saiba mais
Mais de 6.500. Esse é o número de voluntários da Universal que doaram sangue, somente em junho, durante a participação na campanha Junho Vermelho, que busca demonstrar aos brasileiros a importância de serem doadores regulares.
Na Universal, a mobilização acontece organizada pelo Grupo da Saúde que, liderado pelo Bispo Eduardo Ribeiro, realizou doações nos dias 2 e 9 de junho último e planeja uma nova ação no próximo dia 23. Voluntários do Brasil inteiro estão sendo convidados para doarem sangue, sejam eles integrantes de grupos da igreja (como o FJU, o Evangelização e o Calebe) ou não.
“O movimento realizado pelos transportadores nos últimos dias fez com que a população evitasse sair de casa, devido à falta de combustível e a redução do transporte público. Isso pode ter diminuído o número de doadores de sangue no país. Com isso, resolvemos antecipar a campanha de doação, pois quem precisa de sangue não pode esperar”, conta o Bispo Eduardo.
Além da greve dos caminhoneiros, o clima mais frio dessa época do ano também diminui o número de doadores, que já é baixo em nosso país. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o ideal é que de 3 a 5% da população seja doadora por ano. No Brasil, porém, apenas 1,8% das pessoas doam sangue. Seria necessário dobrar esse número.
O doador voluntário Rogério Quiroga compareceu a uma das doações realizadas pelo Grupo da Saúde em São Paulo e conta que, para ele, foi uma satisfação muito grande participar dessa ação. “Foi a primeira vez que eu doei sangue na minha vida e foi a coisa mais linda do mundo”, afirma. “Depois que eu comecei a frequentar o Templo de Salomão e a Universal aprendi o que é ter amor ao próximo”.
Eduardo do Nascimento, que doou sangue em Ribeirão Preto (interior paulista), também ressalta o amor ao realizar essa doação: “Estamos praticando o segundo maior mandamento de Deus: amar ao próximo como a ti mesmo. Não sabemos para quem vai esse sangue, mas temos certeza que estamos ajudando o próximo”. Veja no vídeo abaixo o depoimento completo do rapaz:
Quem pode doar?
Cada pessoa que doa sangue pode salvar até quatro vidas. Mesmo assim, o número de doações ainda é muito baixo no mundo inteiro. Por isso, a Universal se dedica a realizar campanhas como essa não apenas no Brasil, mas também em outros países. Antananarivo, capital de Madagascar, por exemplo, a Universal reuniu 404 pessoas para realizar uma doação coletiva no dia 8 de junho. Esse evento bateu o recorde nacional do número de doações em uma oportunidade.
E você também pode fazer parte desse time que salva vidas. Basta procurar a Universal mais próxima de sua casa para se informar sobre os locais da próxima doação coletiva.
Para doar sangue a pessoa precisa:
– Ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de idade devem ter autorização dos tutores);
– Pesar mais de 50 kg;
– Estar descansado e bem alimentado;
– Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas.
No Brasil alguns fatores impedem a doação de sangue, tais como o vício em cigarro, o uso de alguns medicamentos e o parto. Por isso, antes de realizar a doação, cada voluntário passa por uma entrevista com os responsáveis pelo hospital. Essa entrevista é individual e sigilosa e determinará se a pessoa está apta ou não a realizar a doação.
Para saber como tem sido a ação do Grupo da Saúde, assista ao vídeo abaixo, feito pelo Bispo Eduardo Ribeiro. Para saber mais sobre as doações ligue para (11) 99427-0987 ou chame no WhatsApp.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo