Jovens que cumprem medidas socioeducativas vivenciam experiência transformadora no Templo de Salomão (SP)

Confira como foi o tour guiado pelo Jardim Bíblico, iniciativa organizada pelo USE de Praia Grande

Imagem de capa - Jovens que cumprem medidas socioeducativas vivenciam experiência transformadora no Templo de Salomão (SP)

Você já fez o tour guiado pelo Jardim Bíblico do Templo de Salomão, em São Paulo? O local oferece uma oportunidade de muita reflexão sobre as consequências das escolhas, mostrando que o passado não define o futuro e que é possível construir uma nova identidade.

Pensando nisso, o programa social Universal Socioeducativo (USE) de Praia Grande, no litoral sul do estado de São Paulo, proporcionou aos jovens que cumprem medidas socioeducativas na cidade de Peruíbe uma experiência marcante no Templo de Salomão, por meio do tour pelo Jardim Bíblico. A iniciativa aconteceu no dia 26 de janeiro.

Como foi a experiência

Cada detalhe contou uma história, não apenas sobre o passado, mas também sobre os recomeços possíveis no presente. Inclusive, vale ressaltar que, ao aprenderem sobre a época de Moisés, eles foram convidados a refletir sobre suas próprias trajetórias e escolhas.

Sobre o momento

  • Quatro voluntários do USE, dois de Praia Grande e dois do Templo, participaram do momento.
  • Durante a ação, cinco jovens estiveram presentes.
  • Ademais, três servidores da Fundação Casa de Peruíbe também participaram do momento.
  • Essa foi a primeira vez que os internos realizaram o tour.
  • Já em relação aos servidores, dois nunca haviam passado pela experiência, apenas um já havia participado anteriormente.

O trabalho evangelístico do USE na Praia Grande

As atividades realizadas na Fundação Casa da Praia Grande acontecem três vezes na semana, aos domingos, às segundas-feiras e às quintas-feiras.

Inclusive, o Pastor Deyvid Nascimento Silvares, responsável pelo trabalho evangelístico do USE na Praia Grande, ressaltou:

  • “Sempre levamos uma palavra de fé, com o intuito de fazê-los nascerem de Deus e acreditarem que, independentemente do seu passado e presente, eles podem ter um futuro totalmente diferente se começarem a plantar novas sementes.”
  • “Temos o atendimento às mães nas portas da unidade todos os domingos, às 10h, levando uma palavra de fé e o café da manhã para aquelas que enfrentam a distância para visitá-los. Além disso, disponibilizamos o curso de pintura em camisas, palestras motivacionais, atendimento àqueles que precisam de auxílio espiritual, atividades como esportes dentro da Fundação, palestras contra o suicídio e, esporadicamente, corte de cabelo.”

Ademais, o Pastor Deyvid enfatizou ainda que visitar o Templo de Salomão não é apenas conhecer um lugar físico, mas vivenciar uma experiência que desperta reflexão, consciência e fé.

  • “No local, eles têm contato com a história do povo de Deus, com exemplos de erro, arrependimento, obediência e recomeço. Isso os ajuda a perceber que é possível mudar, independentemente do passado”, reforçou ele.

Relatos dos jovens presentes

Durante a visita ao Templo de Salomão, os jovens que estiveram presentes compartilharam suas impressões sobre a experiência proporcionada pelo USE.

  • “Eu aprendi mais sobre Deus, como foi o tempo antigo. Eu fiquei feliz com o convite”, disse um deles.

Na sequência, ele ainda comentou que, por meio do trabalho evangelístico do USE na Fundação Casa, conseguiu se aproximar mais de Deus, inclusive passando a buscá-Lo mais.

  • “Comecei a ler mais a Bíblia também, me aprofundei mais nos ensinamentos”, completou.

Ainda durante o tour, outro interno afirmou que, por meio da experiência, conseguiu aprender muitas coisas. Inclusive, a parte do passeio que mais o chamou a atenção foram os aprendizados.

  • “Foi muito bom. Me ajudou em várias coisas, para eu aprender, entender e saber falar, se alguém perguntar alguma coisa.”

Inclusive, ele disse que acompanha os cultos dentro da unidade.

  • “Me ajudou bastante a me aproximar de Deus.”

O que disseram os profissionais da Fundação Casa

Andrea Fernando dos Santos Mendes, coordenadora na Fundação Casa de Peruíbe, também esteve presente.

  • “Não precisa ser apenas quem a Fundação encaminhou. Aqui é um passeio para a família. Eu gostei bastante do espaço. Acho que meu filho vai adorar, vou trazê-lo para conhecer. É um espaço muito bacana, que tem muito a acrescentar. Eu gostei muito.”

Já o agente educacional Ernandes dos Santos Sena compartilhou:

  • “O que mais me chamou atenção, primeiro, foi a acolhida. Como acolheram os meninos e também os nossos servidores. É um local onde a gente sente a presença de Deus, onde somos impactados e refletimos sobre a nossa vida, sobre a nossa história, sobre quem é Deus, quem é Cristo. É sempre impactante estar aqui.”

Ainda durante o passeio, o coordenador de equipe, Alessandro Teodoro Arasaki, disse que gostou demais da experiência, principalmente da parte do Tabernáculo.

  • “Eu achei excepcional. Gostei muito mesmo.”

Depoimento do responsável nacional do USE

Ao final, o Pastor Ricardo Steinbach, responsável pelo USE no País e que também esteve presente durante o tour guiado com os jovens que cumprem medidas socioeducativas, reforçou a importância do trabalho evangelístico do USE:

  • “Esse é o trabalho da Igreja Universal, do Socioeducativo Brasil. É o trabalho que nós realizamos. Quando eu falo ‘nós’, são todos os pastores e todos os voluntários que compõem o Universal Socioeducativo Brasil. Que Deus abençoe também todos os voluntários que têm se colocado à disposição para a realização desse trabalho. Nós acreditamos no recomeço”, finalizou ele.

Assista ao vídeo abaixo e confira como foi esse momento.

Agende sua visita ao Jardim Bíblico

A saber, toda visita ao Jardim Bíblico é orientada por um guia. Você pode agendar sua visita pelo telefone: (11) 3573-3641 (das 8h30 às 19h30) que também é WhatsApp.

imagem do author
Colaborador

Débora Picelli / Fotos: Pastor Deyvid Nascimento Silvares - USE de Praia Grande