Jovens plantam 5 mil árvores e promovem conscientização ambiental em Madagascar

País africano tem uma das maiores taxas de desmatamento do mundo, aponta pesquisa

Imagem de capa - Jovens plantam 5 mil árvores e promovem conscientização ambiental em Madagascar

Com o objetivo de ampliar áreas verdes no país e promover a conscientização da importância da preservação do meio ambiente, no dia 9/3, o programa social Força Jovem Universal (FJU) realizou uma ação com o plantio de cerca de 5 mil árvores na zona rural de Fenoarivo, cidade de Madagascar – país localizado na costa oriental da África

Madagascar é conhecida por seus estranhos animais e lindas florestas, mas a verdade é que o país vem sofrendo de grandes problemas ambientais. As árvores da ilha são derrubadas para a extração de suas madeiras nobres. Com isso, a erosão da terra acaba destruindo o solo.

Brasil, República Democrática do Congo, Indonésia, Madagascar e Malásia são as nações que sofreram as maiores taxas de desmatamento em 2017, afirma o Global Forest Watch, programa que monitora florestas globais.

O representante da prefeitura da cidade de Fenoarivo, Herizo Michel, e os responsáveis dos Ministérios do Meio Ambiente, Águas e Florestas, do país africano acompanharam os jovens no evento. “Merece aplausos vê-los tomando as suas responsabilidades no país”, avaliou Herizo.

Antes do plantio, cerca de 1.100 jovens aprenderam como tratar o solo, regar as mudas e quais nutrientes são necessários para o desenvolvimento das plantas. Os instrutores explicaram a importância de ganhar áreas com sombra, deixando o solo protegido da erosão e também de proteger mais os animais, evitando a extinção dos mesmos.

Foram plantadas 2,5 mil mudas de acácias, 1,3 mil de eucalipto, 700 pinheiros e 500 cypress.

Sonia Rabarison, voluntária da FJU diz que a ação lhe trouxe mais responsabilidade. “Eu aprendi que preciso fazer a minha parte, pois isso envolve o meu futuro e o do meu país”, concluiu a jovem.

imagem do author
Colaborador

UNIcom