"Jeitinho brasileiro": o caso polêmico do jogador Andreas Pereira

Câmeras da Record capturaram um momento polêmico envolvendo o jogador

Imagem de capa - "Jeitinho brasileiro": o caso polêmico do jogador Andreas Pereira

O famoso jeitinho brasileiro foi flagrado em campo durante uma partida do Campeonato Paulista, revelando que a busca por uma vantagem indevida pode estar em qualquer lugar. Recentemente, as câmeras da Record capturaram um momento polêmico envolvendo o jogador Andreas Pereira. Antes da cobrança de um pênalti batido por Memphis Depay, as imagens mostraram Andreas cavando um buraco na marca da cal.

Essa atitude, embora pareça uma estratégia de jogo para muitos, nada mais é do que uma tentativa de prejudicar o adversário por meio do engano. Memphis acabou perdendo a penalidade. Contudo, o que chama a atenção não é apenas o erro técnico, mas a naturalização de pequenos atos de má-fé. Muitas vezes, a sociedade aplaude a “esperteza” em vez de condenar a falta de ética.

Confira as imagens:

A cultura do engano e suas consequências

Infelizmente, essa mentalidade de levar vantagem em tudo reflete um problema espiritual e social profundo. Durante uma edição do programa Entrelinhas, o Bispo Renato Cardoso trouxe uma reflexão necessária sobre como essa conduta atrasa a vida do ser humano e da sociedade.

  • “O Brasil hoje também tem sido campeão no jeitinho brasileiro, na arte de enganar. É como se fosse normalizado o engano. Infelizmente isso tem sido parte da nossa cultura mais do que deveria. A mudança da sociedade tem que começar dentro das pessoas”, afirmou o Bispo.

Ele ressalta que não adianta reclamar da corrupção dos políticos se o indivíduo pratica pequenos delitos, como comprar sem nota fiscal ou vender o voto. Esse “espírito de astúcia” é, na verdade, uma armadilha. A Bíblia alerta em Jó 5:13 que Deus “apanha os sábios na sua própria astúcia”. Quem se acha esperto demais acaba tropeçando nos próprios erros.

O preço da falsa esperteza

Muitas pessoas acreditam que estão saindo no lucro ao enganar o patrão, o cônjuge ou as leis. Todavia, essa conduta retira a paz e coloca a alma em risco (inclusive de condenação eterna). O Bispo destaca que a verdadeira sabedoria diante de Deus pode parecer “loucura” para o mundo (que valoriza atitudes erradas), pois envolve, por exemplo, ser honesto mesmo quando ninguém está olhando.

Aquele que vive de golpes e mentiras pode até ganhar dinheiro por um tempo, mas dorme com medo e sem sossego. Se você tem agido dessa forma, saiba que ainda há chance de mudar. Deus promete no Salmo 91 que, se você O invocar e abandonar o erro, Ele o retirará da angústia.

Faça uma autoavaliação

  • Como você tem conduzido a sua vida? Você é do tipo que busca o jeitinho brasileiro para se safar de responsabilidades ou prefere a justiça, mesmo que pareça estar em desvantagem?
  • Os seus ganhos hoje são fruto de honestidade ou de pequenas trapaças?
  • Você costuma furar filas ou usar prioridades indevidas para ganhar tempo sobre os outros?
  • Falsificar atestados ou documentos para justificar faltas ou obter benefícios?

Essas são só algumas das situações para se pensar a respeito. Aproveite a oportunidade de mudança que Deus lhe oferece.

Vá mais a fundo:

Se você já se perguntou por que há pessoas neste mundo que parecem ser espertas, enganam, passam para trás e aparentemente se safam, assista este vídeo e descubra a resposta.

Leia também:

imagem do author
Colaborador

Da Redação / Foto: Reprodução