Janeiro Branco: iniciativa mobiliza 15 mil voluntários para levar suporte emocional a 759 cidades brasileiras
Evento neste domingo (12) atenderá 50 mil pessoas que enfrentam transtornos como depressão e ansiedade
Neste domingo (12), será realizada uma mobilização nacional em apoio ao “Janeiro Branco”, campanha voltada para a conscientização sobre saúde mental e emocional promovida pelo programa social Depressão Tem Cura (DTC). As ações, que devem alcançar cerca de 50 mil pessoas, ocorrerão em espaços e parques públicos de 759 cidades, abrangendo todos os 26 estados e o Distrito Federal.
O programa social mobilizará 15 mil voluntários para amparar e levar ânimo a quem enfrenta desafios relacionados à saúde mental. A ação contará com espaços para escuta ativa, conduzida por profissionais da saúde e integrantes do DTC que já enfrentaram problemas como a depressão — e, agora, ajudam outros a superar a condição.
Em São Paulo, aproximadamente cem voluntários estarão na Avenida Paulista, próximo ao Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP), a partir das 14h, oferecendo apoio aos transeuntes. Durante a ação, serão realizados atendimentos psicológicos e disponibilizados materiais informativos sobre saúde mental, incluindo exemplares do livro “Eu Venci a Depressão”, da médica Dra. Eunice Higuchi.
O evento nacional tem como objetivo alertar a população sobre a importância do cuidado com a mente. Com foco em promover diálogo, a iniciativa busca alcançar pessoas de todas as idades, oferecendo informações, suporte e incentivando a quebra de preconceitos relacionados aos transtornos mentais, ajudando a superar as barreiras entre a depressão e a busca por ajuda.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Cactus, em parceria com a AtlasIntel, 68% dos brasileiros enfrentam nervosismo, ansiedade ou tensão. No entanto, 55,8% nunca buscaram ajuda profissional para lidar com esses sintomas.
Segundo Jefferson Garcia, responsável pelo DTC, o diferencial deste evento é que “as pessoas que recebem o apoio são, de fato, assistidas, não apenas durante a ação, mas todos os dias, por meio de visitas e mensagens”, afirma.
Somente em 2024, o programa social desenvolveu ações que ofereceram amparo emocional a quase 1,3 milhão de pessoas no Brasil e exterior.