‘Janeiro Branco’: Depressão Tem Cura alerta população para crescimento de transtornos mentais

Quadros depressivos e de ansiedade estão entre as dez principais causas de afastamento do trabalho no Brasil

Imagem de capa - ‘Janeiro Branco’: Depressão Tem Cura alerta população para crescimento de transtornos mentais

Nos dias 15 e 16/01, o programa social Depressão Tem Cura (DTC) promoveu a ação “Stop Depression – Sua saúde mental importa”. Engajada na campanha “Janeiro Branco”, a mobilização levou 6 mil voluntários a cruzamentos movimentados, praças, shoppings, comunidades carentes e condomínios de 980 cidades situadas nos 26 estados e no Distrito Federal, alertando para o aumento dos casos de depressão e ansiedade e incentivando a população a buscar apoio para tratar esses transtornos. Na capital paulista, o evento ocorreu no Viaduto do Chá, no Centro da cidade.

Instituído em 2014, o “Janeiro Branco” tem por objetivo chamar a atenção da sociedade para as questões e necessidades relacionadas à saúde mental e emocional dos indivíduos.

A ação “Stop Depression – Sua saúde mental importa” distribuiu exemplares da revista “Última Chance”, com dicas e um conteúdo voltado para ajudar quem sofre de algum transtorno emocional, e exibiu faixas com frases de motivação. Segundo os organizadores, cerca de 50 mil pessoas foram alcançadas pela iniciativa. Todos os protocolos sanitários foram observados pelos participantes da campanha.

Dados do Ministério do Trabalho indicam que a depressão, em 8º lugar, e a ansiedade (10º) estão entre as dez maiores causas de afastamento do trabalho em 2021.

Jefferson Garcia, responsável pela ação, explica que o grupo Depressão Tem Cura realiza várias ações durante todo o ano. “Temos o ‘Janeiro Branco’ como uma campanha de conscientização sobre a saúde mental. Neste ano, pessoas chegaram até nós chorando e se identificando com o problema”.

“A depressão tem se tornado uma pandemia silenciosa, que destrói famílias. Mas nós estamos aqui, dispostos e disponíveis para aqueles que querem ajuda”, relata.

O DTC é um dos programas sociais mantidos pela Igreja Universal do Reino de Deus. Em 2021, os 10,7 mil voluntários do grupo beneficiaram 1,2 milhão de pessoas.

Uma das voluntárias do DTC é a microempresária Cássia Chagas, de 38 anos. Ela mesma já superou episódios destas doenças.

“Um dia, devido às muitas frustrações na vida profissional, fui diagnosticada com transtorno de ansiedade generalizada, síndrome do pânico e cheguei a desenvolver depressão. Eu era triste e angustiada”, lembra. “Até que fui ajudada por pessoas que me passaram uma palavra de ânimo e esperança e me apoiaram, me ouviram. Hoje, faço parte do projeto [DTC], e é gratificante levar uma mensagem de esperança a todos os que sofrem.”

imagem do author
Colaborador

UNIcom