Jacó, Esaú ou Israel, quem você tem sido?

Bispo Renato Cardoso falou sobre o assunto, durante reunião da Escola da Fé Inteligente

Imagem de capa - Jacó, Esaú ou Israel, quem você tem sido?

Nesta quarta-feira, 16 de junho, o Bispo Renato Cardoso conduziu a Escola da Fé Inteligente, no Templo de Salomão, com transmissão para todo o País, pelas mídias da Universal.

Durante a reunião, o Bispo destacou que existem três tipos de pessoas: “Jacó, Esaú e Israel”. Como base para os seus ensinamentos, ele lembrou da história de Jacó, quando o mesmo se passou por seu irmão, Esaú, a fim de obter a bênção vinda de seu pai (veja em Gênesis 27:18).

“Jacó valorizou aquela bênção, por isso, ele fez isso tudo para obtê-la. Ou seja, ele não queria ser aquele homem renegado ao esquecimento, vivendo à sombra do seu irmão e ignorado pelo próprio pai. Ele queria [sim] ser alguém, mas mentiu”, destacou o Bispo.

Com o passar do tempo, Jacó prosseguiu sua vida, prosperou – depois de seu voto feito em Betel, mas, ainda assim, lutou com Deus para que Ele o abençoasse. Contudo, precisou assumir sua verdadeira identidade. 

“E vendo este que não prevalecia contra ele, tocou a juntura de sua coxa, e se deslocou a juntura da coxa de Jacó, lutando com ele. E disse: Deixa-me ir, porque já a alva subiu. Porém ele disse: Não te deixarei ir, se não me abençoares. E disse-lhe: Qual é o teu nome? E ele disse: Jacó.” Gênesis 32:25-27

“Deus sabia que era Jacó, mas quando Ele perguntou o nome, Jacó, com certeza, se lembrou de 20 anos antes, quando seu pai [também] perguntou, e ele falou que era Esaú… ou seja, mentiu e enganou”, disse o Bispo.

Quando Jacó reconheceu sua identidade, então, Deus mudou seu nome e o tornou Israel (Veja em Gênesis 32:28).

O Bispo destacou que, hoje, muitos têm sido Jacó, Esaú, e poucos são Israel. A saber: “você é um Jacó que ainda não foi abençoado; um Jacó antes do voto; um João ninguém ou é um Jacó melhorado, depois da bênção?”, e continuou: {…} você é um Esaú, que acha que não precisa de nada e confia em si mesmo ou é um Israel, uma pessoa que conheceu Jesus?”, indagou o Bispo.

Fogueira Santa no Vau de Jaboque

Ainda durante a reunião, o Bispo destacou que nas próximas semanas, aqueles que desejam mudar a sua condição terão a oportunidade de participar da Fogueira Santa no Vau de Jaboque.

“Não participe dessa Fogueira Santa, se não tiver uma revolta, se não houver um grito – como havia dentro de Jacó, porque ele queria tanto, que brigou com Deus a noite inteira…”, destacou.

O Bispo reiterou que a Fogueira Santa será uma oportunidade para “transformar Jacós e Esaús em Israel”, completou.

Confira a reunião completa no vídeo abaixo:

imagem do author
Colaborador

Rafaela Dias / Foto: Reprodução