“Invista em sua vida amorosa e vença seus monstrinhos”

Em uma reunião especial de obreiros, o Bispo Renato Cardoso e sua esposa, Cristiane Cardoso, trouxeram, à luz da Bíblia, questões pertinentes a uma vida a dois – e sobretudo à espiritual – à prova de fracassos

Imagem de capa - “Invista em sua vida amorosa e vença seus monstrinhos”

Foi no dia 25 de agosto, um sábado, que o Templo de Salomão, em São Paulo, abriu suas portas para uma reunião especial de obreiros com a participação do Bispo Renato Cardoso e de sua esposa, Cristiane Cardoso. Durante o encontro, eles reforçaram que a vida espiritual e a amorosa andam de mãos dadas. A reunião teve início às 18 horas e foi pautada com base nas questões enviadas anteriormente pelos participantes. Cerca de 10 mil pessoas estiveram presentes e muitas assistiram por meio de videoconferência em todo o Brasil.

O Bispo explicou que quando falamos de casamento temos como principal referência o relacionamento do ser humano com Deus. “O casamento é um pacto, uma entrega total de um para o outro e pelo outro. São dois se tornando um só. É uma aliança marcada pela fidelidade e lealdade. Os dois enfrentando tudo juntos e juntos até a morte. Isso ilustra exatamente como Deus quer se relacionar conosco”, acrescentou.
Segundo as Escrituras Sagradas, Deus é amor. E, quem não crê no amor, não crê em Deus. “Se você está de mal com o amor, ferido, decepcionado e descrente, seu problema também é espiritual. É impossível separar a vida amorosa da fé. É impossível dividir casamento do relacionamento com Deus”, afirmou o Bispo, reforçando que o melhor termômetro da vida espiritual é o casamento e não as obras realizadas na igreja.
Questões respondidas
Muitos assuntos foram abordados com as respostas dadas às perguntas dos participantes. Também foram esclarecidos os questionamentos a respeito da vida sexual.
Ao se dirigir às mulheres, Cristiane lembrou que muitas carregam bagagens desnecessárias sem perceber. “Muitas tiveram um passado difícil, com abusos, mas agora estão com alguém que não tirará proveito delas nem vai maltratá-las. Se o que aconteceu lá atrás afeta você e seu casamento ou se você é solteiro e tem medo de casar por causa disso, precisa ser curado. Jesus te fez nova criatura”, argumentou.
Muitos homens e mulheres criam problemas e tornam complicado o que era para ser simples. De acordo com o Bispo, o livro Cânticos, da Bíblia, ilustra o amor do jeito que ele tem de ser. “Você vai ver um marido apaixonado por sua esposa e uma esposa apaixonada por seu marido expressando isso com palavras, gestos e atitudes. Um casamento que não tinha pornografia e as coisas que tem hoje. Tinha pureza, respeito, fidelidade, exclusividade, a expressão do amor puro. As pessoas precisam aprender como agir corretamente no amor e na vida íntima”, frisou.
Os solteiros também receberam orientações. Por exemplo, foram tratadas questões de como superar os traumas do passado e também quanto a servir a Deus e ainda não ter obtido sucesso na sua vida amorosa.

A palavra divórcio
A empresária Fátima Reda Santana chegou à Universal em 1988 e estava casada havia 25 anos (foto a dir.). Contudo o relacionamento foi rompido por causa da traição do seu cônjuge. “Minha vida foi para o chão”, contou. Um detalhe: ela já era obreira.
O divórcio aconteceu em 2013. “Estava com 43 anos e pensei que com essa idade não conseguiria recomeçar. Tinha um complexo de inferioridade muito grande”, relatou.
Fátima disse ainda que depois do divórcio reconheceu que não era suficiente estar na igreja, que precisava de ajuda e passou a ir às reuniões que tratam da vida amorosa. No início, ela, que mora na cidade de Ponta Grossa, no Paraná, percorria cerca de 100 quilômetros até Curitiba para participar das reuniões e tinha muita vergonha. “A palavra ‘divorciada’, para mim, soava como um palavrão”, disse.
Foi assim por quatro meses. “Quando comecei a seguir a direção do que era ensinado nas palestras, me curei. Consegui recomeçar olhando primeiro para dentro, pois perdoei meu passado. As palestras me ajudaram e meu passado não dói mais”, revelou.
Logo ela passou a frequentar as reuniões em sua cidade. Fátima passou a crer que havia alguém a quem poderia fazer feliz. Aceitou participar do quadro Quero te Conhecer”, em que participantes da Terapia do Amor gravam um vídeo demonstrando interesse em encontrar alguém. O vídeo foi visto pelo empresário Valdecir Santana, de 53 anos (foto acima), que era membro da Universal da cidade de Campinas, no interior de São Paulo. Um ano depois de se conhecerem, se casaram na Celebração dos Casamentos, no Templo de Salomão, em 31 de maio deste ano.
Para o Bispo Renato, a vergonha que Fátima sentia deu lugar à coragem. Ele citou a história de Rute, que em um ato de fé, segundo a Bíblia, colocou sua melhor roupa, se perfumou e foi até Boaz. “E Boaz praticamente tropeçou em Rute. Deus pôde usar aquela situação porque Rute se posicionou”, exemplificou.
No final do encontro, ele concluiu que, seja casado, seja solteiro, o que todos devem entender é que nunca se pode colher o que não se plantou. “Você vai ter o tempo da colheita, vai ter de plantar, regar e confiar. Invista em sua vida amorosa e vá vencendo seus monstrinhos e pensamentos errados.”

imagem do author
Colaborador

Flavia Francellino / Fotos: Marcelo Alves