Inundações na Europa: voluntários ajudam na limpeza de residências atingidas pela água

Chuvas intensas causaram deslizamentos de terra e queda de árvores em cidades e vilarejos.

Imagem de capa - Inundações na Europa: voluntários ajudam na limpeza de residências atingidas pela água

Nos últimos dias, desabamento de imóveis, carros revirados e pessoas desabrigadas têm sido o cenário recorrente na Alemanha e na Bélgica. As fortes chuvas que fizeram rios transbordarem, causaram inundações e registros de devastação e perdas nas áreas atingidas.

O programa Unisocial mobilizou voluntários de diversas localidades para uma força-tarefa humanitária, em socorro às cidades que mais sofreram com as fortes chuvas que atingiram os dois países. Na Alemanha, o auxílio às vítimas foi iniciado no domingo (19), na cidade de Leverkusen, localizada no estado de Renânia do Norte-Vestfalia. Os voluntários doaram alimentos não-perecíveis, peças de vestuário, calçados, utensílios de cozinha, água e suco.

Em solo belga, na quarta-feira (21), foi iniciada a limpeza nas residências que acumularam lama após o escoamento da água. A ação foi realizada na região de Chênée, em Liège, a terceira maior cidade do país.

As cidades mais afetadas na Alemanha estão no curso do rio Ahr, que nasce próximo à fronteira com a Bélgica. De acordo com o relatório divulgado pelas autoridades alemãs, subiu para 165 o número de mortos na Alemanha, ficando 749 feridos. Na Bélgica, são 31 mortes registradas.

Os moradores dos dois países contaram com o auxílio de voluntários do Unisocial para limpeza dos imóveis e retirada dos destroços. Foram entregues na ação sanduíches, frutas, café, alimentos, peças de roupas e produtos de higiene pessoal. No sábado (24), a limpeza ocorreu na cidade alemã Ahrweiler, também afetada pelas enchentes.

Esperança no caos 

“Perdemos tudo o que tínhamos na casa, pois as enchentes inundaram tudo. Ficamos sem eletrodomésticos, sem móveis, sem comida. Tudo está destruído. Mas depois que fui visitada pelos voluntários, recebi a força necessária para não desistir diante desta situação”, relata Grâce Angoué, de 18 anos. A jovem reside com os pais e irmãos em Chênée, uma das áreas mais afetadas pelas torrentes.

Além da assistência social que continuará sendo desenvolvida pelo Unisocial, os voluntários buscam levar ânimo e conforto através de palavras e atitudes de apoio.

O Bispo Ricardo Souza, responsável pela Universal e pela ação do Unisocial na Bélgica, explica a importância da mobilização para ajudar no flagelo que abateu o país. “Neste momento, os voluntários estão se movimentando para realizar a limpeza. A parte social está sendo organizada para continuar levando alimentos e roupas e tudo o que for necessário para ajudar neste momento difícil da vida destas pessoas”.

O programa Unisocial – A Universal ajudando as pessoas – foi criado em 2017 e desenvolve ações com voluntários de todos os grupos da Igreja Universal do Reino de Deus. O objetivo é complementar e ampliar a ação social dos programas já existentes.

Além de proporcionar serviços gratuitos com o apoio voluntário de médicos, enfermeiros, dentistas, advogados, dentre outros profissionais, a iniciativa também auxilia jovens, idosos, mulheres, moradores de rua e detentos, com doações de cestas básicas, lanches, kits com agasalho e cobertor, brinquedos, macas, muletas e cadeiras de banho.

Presente em 65 países, o Unisocial em 2020, beneficiou 1,3 milhão de pessoas no Brasil e no exterior.

imagem do author
Colaborador

UNIcom