Rede aleluia
Inundações na Europa: voluntários ajudam na limpeza de residências atingidas pela água
São Paulo
Centro-Oeste
Distrito Federal
Brasília
Goiás
AnápolisGoiânia
Mato Grosso
Cuiabá
Mato Grosso do Sul
Campo Grande
Nordeste
Alagoas
Maceió
Bahia
Feira de SantanaIlhéusItabunaSalvador
Ceará
Fortaleza
Maranhão
São Luís
Paraíba
João Pessoa
Pernambuco
Recife
Piauí
Teresina
Rio Grande do Norte
Natal
Sergipe
Aracaju
Norte
Acre
Rio Branco
Amapá
Macapá
Amazonas
Manaus
Pará
Belém
Rondônia
Porto Velho
Roraima
Boa Vista
Tocantins
Palmas
Sudeste
Espírito Santo
Vitória
Minas Gerais
Belo HorizonteJuiz de ForaUberlândia
Rio de Janeiro
Angra dos ReisBarra MansaCampos dos GoytacazesMacaéRio de JaneiroVolta RedondaCabo Frio
São Paulo
AraçatubaAraraquaraBauruCampinasCaraguatatubaCatanduvaFrancaJaúJundiaíLimeiraMaríliaPiracicabaPraia GrandePresidente PrudenteRibeirão PretoSantosSão CarlosSão José do Rio PretoSão José dos CamposSão PauloSorocabaTaubatéVotuporanga
Sul
Paraná
CascavelCuritibaFoz do IguaçuLondrinaMaringáPonta Grossa
Rio Grande do Sul
PelotasPorto AlegreRio GrandeSanta Maria
Santa Catarina
BlumenauCriciúmaFlorianópolis

Notícias | 26 de Julho de 2021 - 17:42


Inundações na Europa: voluntários ajudam na limpeza de residências atingidas pela água

Chuvas intensas causaram deslizamentos de terra e queda de árvores em cidades e vilarejos.

Inundações na Europa: voluntários ajudam na limpeza de residências atingidas pela água

Nos últimos dias, desabamento de imóveis, carros revirados e pessoas desabrigadas têm sido o cenário recorrente na Alemanha e na Bélgica. As fortes chuvas que fizeram rios transbordarem, causaram inundações e registros de devastação e perdas nas áreas atingidas.

O programa Unisocial mobilizou voluntários de diversas localidades para uma força-tarefa humanitária, em socorro às cidades que mais sofreram com as fortes chuvas que atingiram os dois países. Na Alemanha, o auxílio às vítimas foi iniciado no domingo (19), na cidade de Leverkusen, localizada no estado de Renânia do Norte-Vestfalia. Os voluntários doaram alimentos não-perecíveis, peças de vestuário, calçados, utensílios de cozinha, água e suco.

Em solo belga, na quarta-feira (21), foi iniciada a limpeza nas residências que acumularam lama após o escoamento da água. A ação foi realizada na região de Chênée, em Liège, a terceira maior cidade do país.

As cidades mais afetadas na Alemanha estão no curso do rio Ahr, que nasce próximo à fronteira com a Bélgica. De acordo com o relatório divulgado pelas autoridades alemãs, subiu para 165 o número de mortos na Alemanha, ficando 749 feridos. Na Bélgica, são 31 mortes registradas.

Os moradores dos dois países contaram com o auxílio de voluntários do Unisocial para limpeza dos imóveis e retirada dos destroços. Foram entregues na ação sanduíches, frutas, café, alimentos, peças de roupas e produtos de higiene pessoal. No sábado (24), a limpeza ocorreu na cidade alemã Ahrweiler, também afetada pelas enchentes.

Esperança no caos 

“Perdemos tudo o que tínhamos na casa, pois as enchentes inundaram tudo. Ficamos sem eletrodomésticos, sem móveis, sem comida. Tudo está destruído. Mas depois que fui visitada pelos voluntários, recebi a força necessária para não desistir diante desta situação”, relata Grâce Angoué, de 18 anos. A jovem reside com os pais e irmãos em Chênée, uma das áreas mais afetadas pelas torrentes.

Além da assistência social que continuará sendo desenvolvida pelo Unisocial, os voluntários buscam levar ânimo e conforto através de palavras e atitudes de apoio.

O Bispo Ricardo Souza, responsável pela Universal e pela ação do Unisocial na Bélgica, explica a importância da mobilização para ajudar no flagelo que abateu o país. “Neste momento, os voluntários estão se movimentando para realizar a limpeza. A parte social está sendo organizada para continuar levando alimentos e roupas e tudo o que for necessário para ajudar neste momento difícil da vida destas pessoas”.

O programa Unisocial – A Universal ajudando as pessoas – foi criado em 2017 e desenvolve ações com voluntários de todos os grupos da Igreja Universal do Reino de Deus. O objetivo é complementar e ampliar a ação social dos programas já existentes.

Além de proporcionar serviços gratuitos com o apoio voluntário de médicos, enfermeiros, dentistas, advogados, dentre outros profissionais, a iniciativa também auxilia jovens, idosos, mulheres, moradores de rua e detentos, com doações de cestas básicas, lanches, kits com agasalho e cobertor, brinquedos, macas, muletas e cadeiras de banho.

Presente em 65 países, o Unisocial em 2020, beneficiou 1,3 milhão de pessoas no Brasil e no exterior.


Inundações na Europa: voluntários ajudam na limpeza de residências atingidas pela água
  • Unicom / Fotos: Cedidas 


reportar erro