Internet: crimes online podem ter penas triplicadas

Proposta faz parte do Pacote Anticrime do ministro Sérgio Moro

Imagem de capa - Internet: crimes online podem ter penas triplicadas

O Pacote Anticrime organizado pelo Ministro da Justiça Sérgio Moro e pelo Ministro do Superior Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, foi aprovado pelo Senado no dia onze de dezembro.

O Projeto de Lei (número 6.341/19) tem, entre outras propostas, o endurecimento das penas às infrações cometidas na internet. De acordo com o texto, crimes online – como ameaças, racismo ou difamação –  terão penas triplicadas em relação aos mesmos crimes cometidos fora da internet.

Para que o Pacote Anticrime entre em vigor só falta o presidente Jair Bolsonaro sancionar o Projeto de Lei.

E você, como se comporta na internet?

Entrando ou não em vigor o texto que triplica a pena dos crimes cometidos na internet, é importante que cada um conheça os riscos da “vida online” e entenda que é preciso respeitar as leis tanto dentro quanto fora da internet.

“É importante você lembrar que tudo o que você posta, comenta, pergunta, curte, diz muito sobre quem você realmente é”, afirmou Renato Cardoso, durante edição especial do programa “The Love School – A Escola do Amor”.

Conforme o apresentador orienta, é necessário agir de maneira responsável: “Tem gente que não tem bom senso sobre o que comenta”.

A também apresentadora Cristiane Cardoso ressalta ainda que “nem tudo o que você lê ou vê precisa ser comentado o tempo todo. A não ser que você tenha algo a mais para acrescentar”. E ainda faz a seguinte orientação:

“Pergunte-se primeiro: o que eu tenho para compartilhar vai ajudar alguém ou é uma bobagem?”

Tanto os comentários quanto os compartilhamentos e as curtidas precisam ser analisados antes de serem feitos. Afinal, conforme explica Renato, “as suas curtidas estão expostas para todo mundo ver. Quem você curte e o que você curte diz muito sobre o que você pensa, o que você gosta, sobre a sua reputação. Ou talvez as pessoas podem interpretar isso de maneira errada e achar que, porque você curtiu uma foto de alguma coisa ou de alguém, você está realmente concordando com aquilo”.

Em suma: antes de tomar qualquer decisão no mundo online, reflita. O que ela diz sobre você e quais serão as consequências?

Assista ao vídeo abaixo com a íntegra da orientação de Renato e Cristiane Cardoso:

imagem do author
Colaborador

Andre Batista / Foto: Getty Images