Iniciativas sociais preparam crianças e adolescentes para o futuro

Jovens estão sendo afetados com maior gravidade e rapidez que qualquer outro segmento pela crise econômica

Imagem de capa - Iniciativas sociais preparam crianças e adolescentes para o futuro

Neste sábado (23), acontecerá a Cerimônia de Graduação de 3,1 mil adolescentes do programa social Força Teen Universal (FTU). Ao completar 15 anos de idade, eles passarão a frequentar a Força Jovem Universal (FJU). O evento será transmitido diretamente de São Paulo, para todo o Brasil. Na mesma solenidade, 2,7 mil crianças de 11 anos de idade serão promovidas da Escola Bíblica Infantil (EBI), para a FTU.

No momento de grave crise econômica que o Brasil atravessa, tanto a FTU quanto a FJU e a EBI — iniciativas sociais da Igreja Universal do Reino de Deus — estão auxiliando jovens e crianças na construção de melhores perspectivas de futuro, por intermédio de ações de voluntariado, cursos, eventos, torneios esportivos e shows.

“A adolescência é uma fase de transição e descobrimento. Prepará-los para saber tomar decisões, atitudes corretas é fundamental, já que são tão assediados a experimentar de tudo. A FTU tem o prazer de poder ajudar estes jovens a seguir um caminho ético, moral e social”, explica Walber Barboza, responsável pelo programa social.

Na cerimônia, estão previstas apresentações de dança e teatro, oradores falarão sobre essa transição, da FTU para a FJU, e haverá uma mensagem do responsável pela Força Jovem Universal, Celso Júnior.

Crise perversa 

Além das dúvidas inerentes à faixa etária, os jovens de 15 a 25 anos  estão ficando com a pior parte da conta desta crise causada pela covid-19, com os estudos prejudicados, o início da vida profissional adiado e muitos sonhos cancelados. De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), os jovens estão sendo afetados com maior gravidade e rapidez que qualquer outro segmento.

“É uma fase em que eles estão iniciando a vida adulta, que já é um período muito difícil, pois passam por intensas mudanças físicas, intelectuais e, principalmente, emocionais”, relata a voluntária da FTU Mara Rubia, de 44 anos.

Ela avalia que, em meio à grave crise, ajudar os adolescentes a ficarem mais fortes e desenvolvidos mentalmente,  “terá um peso e importância enorme no futuro deles, para que saibam lidar com essas emoções, com as frustrações, diferenciando o certo do errado”.

Preparando o futuro 

Destinada a adolescentes entre 11 e 14 anos,  a Força Teen Universal promove atividades esportivas, artísticas, culturais e momentos em família que ajudam no desenvolvimento pessoal do adolescente.

Já a Força Jovem Universal é formada por jovens voluntários que têm por objetivo ajudar outros adolescentes sem perspectiva de vida. A FJU está presente em países das Américas, da Europa, da África, da Oceania e da Ásia.

  O programa realiza eventos de caráter social sobre bullying, automutilação, depressão e outros temas relacionados à juventude. As ações da FJU alcançaram 1,9 milhões de pessoas, apenas em 2020.

Agenda: Cerimônia de Graduação da Força Teen Universal (FTU) 

Data: 23/1

Horário: 14h

Local: Catedral do Brás, Av. Celso Garcia, 499, São Paulo (SP), com transmissão simultânea para todo o Brasil

imagem do author
Colaborador

UNIcom