Iniciativa para prevenir o suicídio

Portugal vai criar linha única para atender à população. Veja

Imagem de capa - Iniciativa para prevenir o suicídio

A proposta de criação de uma nova linha nacional para a prevenção ao suicídio foi aprovada em janeiro pelo presidente de Portugal.

Entenda:

O serviço foi proposto pelo deputado português, Rui Tavares, em outubro de 2023, e aprovado por unanimidade no Parlamento.

Assim, em janeiro, o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou o decreto. A linha gratuita funcionará 24 horas por dia e as já existentes serão incluídas no novo serviço.

Além disso, haverá a possibilidade de troca de mensagens, opção pensada para os surdos e os que não falam português.

No Brasil:

Em nosso território existe a linha do CVV (Centro de Valorização da Vida) pelo número 188. A ligação é gratuita e funciona 24 horas por dia.

Ademais, também é possível acessar www.cvv.org.br para chat, Skype, e-mail e mais informações.

E mais:

Em todo o País também existe a atuação do grupo Depressão tem Cura (DTC) que realiza semanalmente ações, eventos e atividades para promover a escuta e orientação aos que enfrentam problemas emocionais ou pensam no suicídio.

Além das ações, você pode contar com a ajuda do projeto por meio do WhatsApp. Assim, converse agora mesmo com um agente do bem: 11 3573 3662.

Além disso, você pode receber um atendimento, tirar dúvidas ou pedir ajuda para nossa equipe de pastores, que atendem online a qualquer hora do dia. Acesse aqui.

imagem do author
Colaborador

Rafaella Rizzo / Foto: iStock