Rede aleluia
Iniciativa oferece cursos gratuitos e ajuda a afastar jovens ugandeses da criminalidade
São Paulo
Centro-Oeste
Distrito Federal
Brasília
Goiás
AnápolisGoiânia
Mato Grosso
Cuiabá
Mato Grosso do Sul
Campo Grande
Nordeste
Alagoas
Maceió
Bahia
Feira de SantanaIlhéusItabunaSalvador
Ceará
Fortaleza
Maranhão
São Luís
Paraíba
João Pessoa
Pernambuco
GaranhunsRecife
Piauí
Teresina
Rio Grande do Norte
Natal
Sergipe
Aracaju
Norte
Acre
Rio Branco
Amapá
Macapá
Amazonas
Manaus
Pará
Belém
Rondônia
Porto Velho
Roraima
Boa Vista
Tocantins
Palmas
Sudeste
Espírito Santo
Vitória
Minas Gerais
Belo HorizonteJuiz de ForaUberlândia
Rio de Janeiro
Angra dos ReisBarra MansaCampos dos GoytacazesMacaéRio de JaneiroVolta RedondaCabo Frio
São Paulo
AraçatubaAraraquaraBauruCampinasCaraguatatubaCatanduvaFrancaJaúJundiaíLimeiraMaríliaPiracicabaPraia GrandePresidente PrudenteRibeirão PretoSantosSão CarlosSão José do Rio PretoSão José dos CamposSão PauloSorocabaTaubatéVotuporanga
Sul
Paraná
CascavelCuritibaFoz do IguaçuLondrinaMaringáPonta Grossa
Rio Grande do Sul
PelotasPorto AlegreRio GrandeSanta Maria
Santa Catarina
Baln. CamboriúBlumenauCriciúmaFlorianópolis

Notícias | 26 de Janeiro de 2023 - 18:05


Iniciativa oferece cursos gratuitos e ajuda a afastar jovens ugandeses da criminalidade

Programa de Férias atende cerca de 300 participantes em Kampala

Iniciativa oferece cursos gratuitos e ajuda a afastar jovens ugandeses da criminalidade

Durante o período de férias – dezembro e janeiro – a Força Jovem Universal (FJU) da Uganda está oferecendo, gratuitamente, 10 cursos básicos para ajudar na capacitação profissional dos jovens ugandeses e assim, mantê-los longe da criminalidade.

Através da iniciativa “FJU – Programa para Férias”, cerca de 300 jovens e adultos têm tido a oportunidade de estudar modalidades como engenharia de som e luz, reparação e manutenção de computadores, culinária, cabeleireiro, produção de sabão líquido e inglês.

Segundo o responsável pela FJU Uganda, Ercilio Amorim, grande parte da população ugandesa é constituída por jovens. “O maior problema que eles enfrentam é o desemprego, o que tem levado muitos a marginalidade, assim como a diferentes tipos de vícios”.

“A FJU decidiu apresentar cursos gratuitos aos jovens, para oferecer a eles uma chance de poder abrir seus próprios negócios e desenvolver as suas vidas”, explica.

Buinza Robert está fazendo o curso de reparação e manutenção de computadores e diz que assim como ele, “muitos outros jovens nunca tiveram condições financeiras para estudar em uma instituição de ensino”.

“Eu só ouvia falar de computadores, porém nunca tive acesso a um. Agora, tenho a oportunidade de conhecer e saber como repará-los. Aprendi a diferenciar os tipos de computadores e como consertar problemas gerais”, comemora.

As aulas ministradas por profissionais voluntários da FJU têm a duração mínima de 2 horas e acontecem todas às segundas, terças, quintas e sextas-feiras no polo da FJU em Kampala, capital do país africano.

“O que me chamou a atenção é a total dedicação e cuidado que os professores voluntários têm para conosco, ao ponto de responderem todas as perguntas e esclarecer nossas dúvidas. Não vi algo igual em outra instituição onde estudei”, conta Amosse Etolo, aluno do curso de engenharia de som e luz.

Ele afirma que apesar de ser um curso básico, com as noções adquiridas nas aulas, ele poderá ter uma oportunidade de trabalho na área e posteriormente se especializar.

No dia 5 de fevereiro, os alunos que concluírem as modalidades participarão da cerimônia de graduação que contará com a presença de autoridades locais e governamentais.

Criado pela Igreja Universal do Reino de Deus, o programa social Força Jovem Universal beneficiou 860.916 jovens através das ações realizadas no exterior em 2022.


Iniciativa oferece cursos gratuitos e ajuda a afastar jovens ugandeses da criminalidade
  • Unicom / Fotos: cedidas 


reportar erro