Iniciativa oferece cursos gratuitos e ajuda a afastar jovens ugandeses da criminalidade

Programa de Férias atende cerca de 300 participantes em Kampala

Durante o período de férias – dezembro e janeiro – a Força Jovem Universal (FJU) da Uganda está oferecendo, gratuitamente, 10 cursos básicos para ajudar na capacitação profissional dos jovens ugandeses e assim, mantê-los longe da criminalidade.

Através da iniciativa “FJU – Programa para Férias”, cerca de 300 jovens e adultos têm tido a oportunidade de estudar modalidades como engenharia de som e luz, reparação e manutenção de computadores, culinária, cabeleireiro, produção de sabão líquido e inglês.

Segundo o responsável pela FJU Uganda, Ercilio Amorim, grande parte da população ugandesa é constituída por jovens. “O maior problema que eles enfrentam é o desemprego, o que tem levado muitos a marginalidade, assim como a diferentes tipos de vícios”.

“A FJU decidiu apresentar cursos gratuitos aos jovens, para oferecer a eles uma chance de poder abrir seus próprios negócios e desenvolver as suas vidas”, explica.

Buinza Robert está fazendo o curso de reparação e manutenção de computadores e diz que assim como ele, “muitos outros jovens nunca tiveram condições financeiras para estudar em uma instituição de ensino”.

“Eu só ouvia falar de computadores, porém nunca tive acesso a um. Agora, tenho a oportunidade de conhecer e saber como repará-los. Aprendi a diferenciar os tipos de computadores e como consertar problemas gerais”, comemora.

As aulas ministradas por profissionais voluntários da FJU têm a duração mínima de 2 horas e acontecem todas às segundas, terças, quintas e sextas-feiras no polo da FJU em Kampala, capital do país africano.

“O que me chamou a atenção é a total dedicação e cuidado que os professores voluntários têm para conosco, ao ponto de responderem todas as perguntas e esclarecer nossas dúvidas. Não vi algo igual em outra instituição onde estudei”, conta Amosse Etolo, aluno do curso de engenharia de som e luz.

Ele afirma que apesar de ser um curso básico, com as noções adquiridas nas aulas, ele poderá ter uma oportunidade de trabalho na área e posteriormente se especializar.

No dia 5 de fevereiro, os alunos que concluírem as modalidades participarão da cerimônia de graduação que contará com a presença de autoridades locais e governamentais.

Criado pela Igreja Universal do Reino de Deus, o programa social Força Jovem Universal beneficiou 860.916 jovens através das ações realizadas no exterior em 2022.

imagem do author
Colaborador

UNIcom