Iniciativa leva amparo para famílias carentes em bairro de Portugal

Taxa de risco de pobreza no país europeu subiu para 17%, diz pesquisa

Imagem de capa - Iniciativa leva amparo para famílias carentes em bairro de Portugal

A Unisocial — que une voluntários de todos os programas sociais da Igreja Universal do Reino de Deus — de Portugal realizou, no dia 9 de março, uma ação social a fim de amparar famílias carentes do bairro de Cruz Picada, localizado na cidade de Évora. O evento solidário contou com a distribuição de alimentos e serviços gratuitos nas áreas da saúde e beleza.

A taxa de risco de pobreza no país aumentou para 17%, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Tendo em vista a grande carência de muitos portugueses, a Unisocial buscou, por meio deste trabalho, ajudar a suprir necessidades básicas dos lares dessa localidade. Para isso, a iniciativa teve o apoio de 40 voluntários, que se mobilizaram por esta causa nobre e ajudaram na organização e realização do movimento.

Ao todo, 70 moradores de Cruz Picada foram beneficiados por meio da doação de cestas básicas, exemplares de livros, e também com o atendimento de profissionais que se voluntariaram e realizaram, gratuitamente, corte de cabelo, manicure e aferição de pressão.

Segundo o responsável pela ação social, Maurício dos Santos, o local escolhido é bem carente. As pessoas vivem em situação precária, e muitas famílias têm sido afetadas por vícios e brigas. “Conversamos com várias mulheres com filhos e maridos presos; há, ainda, aqueles que não trabalham; alguns recebem um subsídio mínimo, outros não têm nenhuma fonte de renda. Vimos a dor daqueles que buscam dar uma melhor qualidade de vida aos seus e não têm recursos”.

“Algumas nunca haviam aferido a pressão; outras, senhoras e inclusive crianças, há muito tempo necessitavam cortar o cabelo, mas não tinham condições de ir a um salão. Os moradores receberam o evento com bastante alegria e satisfação, sendo que a ajuda veio em uma boa hora, porque vários deles sequer possuíam o básico em casa”, finalizou o responsável.

A iniciativa, além da parte social, também prestou assistência às famílias por meio de atendimentos e aconselhamentos individuais. Os voluntários buscaram ouvir os desabafos e dores enfrentadas pelas pessoas, enquanto ofereciam uma palavra de força e ânimo para estimulá-las a superar as dificuldades.

“Colaborar é sempre gratificante, pois podemos auxiliar e desempenhar a nossa tarefa com muita dedicação e carinho, da mesma forma que um dia fomos alcançados. Em ações como essa, percebemos o quanto somos capazes de ajudar quem necessita, e vemos em seus rostos abatidos um sorriso”, relata Belinda da Conceição, uma das integrantes da Unisocial.

imagem do author
Colaborador

Unicom / Fotos: Cedidas