Rede aleluia
Iniciativa espalha mensagens de apoio emocional em pontes ao longo do icônico rio britânico
São Paulo
Centro-Oeste
Distrito Federal
Brasília
Goiás
AnápolisGoiânia
Mato Grosso
Cuiabá
Mato Grosso do Sul
Campo Grande
Nordeste
Alagoas
Maceió
Bahia
Feira de SantanaIlhéusItabunaSalvador
Ceará
Fortaleza
Maranhão
São Luís
Paraíba
João Pessoa
Pernambuco
GaranhunsRecife
Piauí
Teresina
Rio Grande do Norte
Natal
Sergipe
Aracaju
Norte
Acre
Rio Branco
Amapá
Macapá
Amazonas
Manaus
Pará
Belém
Rondônia
Porto Velho
Roraima
Boa Vista
Tocantins
Palmas
Sudeste
Espírito Santo
Vitória
Minas Gerais
Belo HorizonteJuiz de ForaUberlândia
Rio de Janeiro
Angra dos ReisBarra MansaCampos dos GoytacazesMacaéRio de JaneiroVolta RedondaCabo Frio
São Paulo
AraçatubaAraraquaraBauruCampinasCaraguatatubaCatanduvaFrancaJaúJundiaíLimeiraMaríliaPiracicabaPraia GrandePresidente PrudenteRibeirão PretoSantosSão CarlosSão José do Rio PretoSão José dos CamposSão PauloSorocabaTaubatéVotuporanga
Sul
Paraná
CascavelCuritibaFoz do IguaçuLondrinaMaringáPonta Grossa
Rio Grande do Sul
PelotasPorto AlegreRio GrandeSanta Maria
Santa Catarina
Baln. CamboriúBlumenauCriciúmaFlorianópolis

Notícias | 26 de Maio de 2023 - 16:29


Iniciativa espalha mensagens de apoio emocional em pontes ao longo do icônico rio britânico

Objetivo da ação foi oferecer esperança às pessoas que pensam em suicídio

Iniciativa espalha mensagens de apoio emocional em pontes ao longo do icônico rio britânico

Uma iniciativa dos programas sociais Anjos da Madrugada e Depressão Tem Cura (DTC) de Londres mobilizou voluntários, no dia 12 de maio, para espalhar cartões com mensagens de esperança e apoio emocional, em pontes ao longo do rio Tâmisa, para combater o suicídio.

Segundo o responsável pela ação, Conrad Williamson, a ideia da ação surgiu “em decorrência do aumento de casos de depressão e das tentativas de suicídio, que se tornaram evidentes na sociedade atual”. Ele ainda diz que acredita que as dificuldades financeiras resultantes do lockdown deixaram “muitas pessoas desesperadas e estressadas, sendo que muitos já se sentiam vazios por dentro, e emocionalmente, foram levados aos seus limites”.

Conrad explica que a escolha dos locais se deu porque são lugares, frequentemente, procurados por pessoas que tentam tirar suas próprias vidas. Ele ressalta também que é essencial chegar às pessoas antes que elas tomem uma decisão drástica, além de fazê-las saber que há uma solução e uma opção melhor do que o suicídio para lidar com as pressões da vida.

Com seus 346 quilômetros, o Rio Tâmisa é o maior rio da Inglaterra e um dos símbolos britânicos. Ele é um curso de água do Sul da Inglaterra, que banha Londres e Oxford.

As cartas espalhadas nas pontes foram escritas pelos próprios voluntários, e junto a uma mensagem de ânimo e força, foram colocados também o contato para a linha de apoio oferecida pelos programas sociais, a fim de ajudar quem precisa desabafar.

“Participar de uma ação como essa é uma grande lição de vida, pois esse é o tipo de mensagem que eu gostaria de ter recebido quando estava no fundo do poço. Eu vejo como apenas um pouco de encorajamento pode levantar o ânimo de alguém, e é por isso que tenho prazer em escrever e postar essas notas, pois acredito que encontra-las pode ser como um vislumbre de esperança para quem está vivendo essa situação”, relata a voluntária Goldlynn Wanjiku.

De acordo com um estudo realizado por especialistas da University College London e do Sutton Trust, na Inglaterra, o número de jovens que sofrem com problemas de saúde mental duplicou nos últimos 15 anos. De acordo com os resultados, 44% dos jovens estão acima dos indicadores de provável doença mental, o que indica altos níveis de sofrimento psicológico.


Iniciativa espalha mensagens de apoio emocional em pontes ao longo do icônico rio britânico
  • Unicom / Foto: cedida 


reportar erro