Influenciadas ou influenciadoras: quem somos nós, afinal?
A mulher tem um dom nato de influenciar, mas um ponto fraco a torna influenciável
[EVA – PARTE II]
Das vitrines de shoppings e supermercados às vitrines virtuais que exibem perfis de mulheres formadas, maduras e bem-sucedidas, tudo ao redor tenta captar nossa atenção. Como a maioria das mulheres, você já deve ter sido fisgada por uma ideia ou proposta atraente. Isso ocorre porque somos influenciadas o tempo todo pelo que vemos, lemos e ouvimos. Também foi assim com Eva, a primeira mulher.
Apesar de sua missão ser a de auxiliar Adão, naquele dia, por algum motivo, ela estava ociosa, passeando pelo jardim, quando a serpente enxergou sua vulnerabilidade. É importante notar que esse padrão se repete: quanto mais distraídas ficamos, mais vulneráveis nos tornamos. Eva apreciou a conversa com a serpente sem questionar quais eram as intenções dela. Ali aconteceu a primeira brecha para o pecado.
Por que Eva foi influenciada e não Adão? Porque algumas mulheres tendem a ser mais emotivas, o que se reflete, por exemplo, nas compras por impulso e na crença nas promessas da indústria da beleza ou de galãs com suas juras de amor. A mulher que não estabelece bons padrões e se deixa seduzir erra. Eva errou, embora não tivesse a intenção de fazer o mal. A proposta da serpente de que Adão e ela seriam como Deus (Gênesis 3:5) lhe pareceu boa. Eva quis conhecimento para somar, mas, como intenção não é tudo, sua desobediência teve um alto preço.
Como Eva, quantas escolhas você já fez sem enxergar o todo e depois se arrependeu? Certamente, toda mulher já cometeu esse erro. É por isso que só o desejo de acertar não basta. Ele precisa estar ligado ao que Deus orienta. Eva errou ao comer o fruto e ainda oferecê-lo ao homem, que facilmente o aceitou. Ela nem precisou argumentar muito, o que mostra que, desde o Éden, a mulher pode até ser influenciada pelas propostas do mundo, mas sabe influenciar o parceiro como ninguém – para o bem ou o mal.
Perceba, amiga, que, enquanto a influência do mundo é sua fragilidade, sua capacidade de influenciar o homem é sua força. Sendo assim, é preciso aprender a usar esse poder com sabedoria. Para entender isso na prática, assista à série Mulheres da Bíblia em univervideo.com: na plataforma, busque temporada 1 (T1), episódio 2 .
Saiba mais
Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Confira também os seus conteúdos no perfil @folhauniversal no Instagram.
Folha Universal, informações para a vida!
Arquivo de Folha Universal – Universal.org – Portal Oficial da Igreja Universal do Reino de Deus
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo