Independentemente do diagnóstico: “A vida não acabou”

Ação do projeto Help FJU leva apoio emocional em hospitais que tratam câncer

Imagem de capa - Independentemente do diagnóstico: “A vida não acabou”

Com o objetivo de conscientizar e combater a depressão em pessoas que foram diagnosticadas com câncer, o programa social Força Jovem Universal (FJU) realizou no último domingo (27), em todo Brasil, a ação “A vida não acabou”, em hospitais que tratam a doença.

Cerca de cinco mil pessoas foram alcançadas pelos voluntários do projeto Help FJU, por intermédio de folhetos, cartazes e cartas motivacionais.

“Percebemos que a incidência de pessoas que desenvolvem a depressão após um diagnóstico positivo para câncer, inclusive o de mama, é muito alto. Decidimos, então, ir até esses doentes com a mensagem de que ‘a vida ainda não acabou’, e que eles podem, sim, vencer tanto o câncer, quanto a depressão”, explica o responsável pelo projeto Help FJU, Cadu Souza.

Retribuindo o apoio

No último domingo, os voluntários do projeto Help no Espírito Santo realizaram a ação em frente ao Hospital Santa Rita de Cassia, especializado em tratamento do câncer.

A empresária Anayara de Sousa Marques, 27, já foi paciente no mesmo hospital, realizando o tratamento contra a leucemia. Nessa época, para ela, a vida não fazia mais sentido. “Foi um momento muito triste na minha vida. Eu estava enfrentando um câncer e entrei em depressão,  tendo até pensamentos de suicídio, pois só queria acabar com a dor que sentia com o diagnóstico”, lembrou.

A depressão estava piorando o quadro de Anayara. No entanto, quando ela conheceu o projeto Help, encontrou o que precisava para superar os problemas emocionais.

Hoje, livre tanto do câncer quanto da depressão, ela avalia que é muito importante retornar ao hospital e ajudar outras pessoas a lidar com esse momento difícil, que ela também enfrentou.

Anayara relata que conversou com uma paciente que está com câncer de mama. “Ela estava desesperada, dizendo que não estava mais vivendo, apenas sobrevivendo. Passei para a moça o contato do Help e enfatizei que caso quisesse conversar com alguém ou pedir ajuda, estaríamos sempre à sua disposição. Também contei para ela um pouco da minha história e percebi que ela saiu de lá bem melhor”, relatou a voluntária.

Saiba mais sobre a FJU

A Força Jovem Universal (FJU) foi formada em 1977 e reúne jovens voluntários que tem por objetivo ajudar outros jovens sem perspectiva de vida.

Através do projeto Help FJU, jovens recebem auxílio para vencer a depressão, automutilação, suicídio, traumas, complexos e bullying.

Em 2018, os voluntários da FJU beneficiaram 3.235.688 pessoas.

imagem do author
Colaborador

UNIcom