Homens dos quais este mundo não é digno

Já pensou em como se tornar um deles?

Imagem de capa - Homens dos quais este mundo não é digno

Imagine se Paulo não tivesse escrito Romanos, Coríntios ou Efésios. Imagine se João, que conviveu com o Senhor Jesus nesta Terra, não tivesse escrito o Evangelho que leva seu nome. Imagine se Pedro, que também foi um discípulo direto do Messias, não tivesse escrito as duas cartas que estão no Novo Testamento. Quantos ensinamentos espirituais maravilhosos não teríamos recebido!

No capítulo 11, o autor de Hebreus faz uma lista dos heróis da fé e relembra que eles passaram por este mundo e deixaram algo que ninguém pode destruir, tampouco a passagem do tempo: um legado espiritual e seu exemplo de vida. O versículo 4, inclusive, ressalta que o sacrifício de Abel apresentado para Deus, lá no começo da história da Humanidade, clama até os dias de hoje. Em seguida, traz à nossa memória as histórias de Noé, Abraão, Isaque, Jacó, Moisés e tantos outros e conclui com a afirmação de que o mundo não foi digno deles.

Você já pensou em viver uma vida tão alinhada com Deus, conforme as orientações dEle e em total ligação com Ele a ponto deste mundo não ser digno de ter você aqui na Terra? Aqueles eram homens de bom comportamento, que cuidavam das palavras que saíam de suas bocas (com mensagens que edificavam, que abençoavam a vida das demais pessoas), que tinham a consciência pura e que eram sóbrios em suas atitudes no dia a dia. Imagine se todos os homens da Terra fossem assim. Será que neste mundo haveria as injustiças de que tomamos conhecimento? É por isso que Deus separa para Si apenas os que são dEle. Um dia Ele formará um Reino somente com essas pessoas (Daniel 2.44).

A referência de homem
Em um mundo tão relativizado, como encontrar uma base sólida para se apoiar? Ouvimos por aí que os homens modernos estão expostos a um conflito de identidade masculina e que é difícil encontrar uma definição sobre o que é realmente “ser homem”. Contudo na conduta dos personagens bíblicos encontramos o que Deus espera de nós como homens nos dias de hoje, porque a Bíblia é atemporal.

Por exemplo, em uma das cartas que o apóstolo Paulo escreveu ao jovem amigo Timóteo, ele aconselha que o homem deve ser marido apenas de uma mulher, sóbrio, honesto, didático para ensinar, se mantenha distante das bebidas alcoólicas (e subentende-se aqui de tudo que o faça perder o autocontrole), seja hospitaleiro e não briguento nem se entregue ao amor pelo dinheiro (1 Timóteo 3).

Portanto, na Bíblia, encontramos tudo de que precisamos para sabermos se estamos no caminho certo como homens. Ela é um manual de instruções que Deus nos deixou para evitarmos os problemas desta vida e sermos como Ele espera que sejamos. Pense a respeito disso. Se você tiver uma Bíblia, não a deixe empoeirada em algum lugar. Pega-a e a leia todos os dias. Acima de tudo, obedeça à Voz de Deus e, assim, você trará bênçãos para si e para os que estão ao seu redor.

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: aldomurillo/gettyimages