Homens com barriga avantajada correm mais risco de ter câncer de próstata

Estudo mostra que ter 10 cm a mais na circunferência da cintura aumenta em 13% a chance de desenvolver a doença

Imagem de capa - Homens com barriga avantajada correm mais risco de ter câncer de próstata

Maus hábitos alimentares e sedentarismo são alguns responsáveis pelo crescimento da barriga nos homens. Segundo um estudo da Universidade de Oxford, na Inglaterra, homens com a cintura larga têm maiores riscos de desenvolver tipos mais agressivos de câncer de próstata. A pesquisa mostrou que ter 10 cm a mais na circunferência abdominal aumenta em 13% as chances de desenvolver a doença.

A universidade fez um levantamento com 140 mil homens de oito países, na faixa dos 50 anos, durante 14 anos. Nesse período, houve cerca de sete mil homens com câncer de próstata, dos quais 934 morreram. A avaliação constatou que o grupo com maior risco era o de homens com a cintura maior do que 94 cm, que tinham 13% a mais de risco de câncer de próstata agressivo do que aqueles com 84 cm de cintura.

Apesar desses resultados, ainda são necessários mais estudos para comprovar a associação entre os dois fatores. Vale ressaltar que mesmo os homens que não estão acima do peso, mas têm barriga saliente, devem ficar em alerta.

Prevenção

De qualquer forma, recomenda-se aos homens que mantenham o peso e a medida da cintura ideais. Faça exercícios, como caminhada e corrida, coma mais frutas e verduras, diminua o sal e evite alimentos gordurosos. Além disso, é indispensável fazer exames periódicos e acompanhamento médico para garantir que está tudo bem com a saúde e diagnosticar precocemente alguma doença que pode ainda não ter manifestado seus sintomas.

imagem do author
Colaborador

Por Michele Francisco / Foto: Fotolia