Homem não chora?

O sentimentalismo nunca o ajuda em nada. Contudo é preciso saber descarregar as tristezas e aflições de forma adequada

Imagem de capa - Homem não chora?

Por gerações e gerações sempre foi dito que “homem não chora”. E é até compreensível que homens sejam aconselhados a não se renderem aos prantos por qualquer coisa. Porém ele é um ser humano, está sujeito a decepções e aflições e precisa desabafá-las da melhor forma.

Quem diz que homem não chora parece estar mal informado até sobre a Bíblia. O próprio Senhor Jesus chorou em pelo menos três passagens documentadas nas Sagradas Escrituras. Ao visitar uma família de amigos, o Messias soube que um de seus membros, Lázaro, havia morrido pouco antes ao ser informado por uma das irmãs do falecido. “Tendo, pois, Maria chegado aonde Jesus estava, e vendo-o, lançou-se aos seus pés, dizendo-lhe: Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido. Jesus pois, quando a viu chorar, e também chorando os judeus que com ela vinham, moveu-se muito em espírito, e perturbou-se. E disse: Onde o pusestes? Disseram-lhe: Senhor, vem, e vê. Jesus chorou. Disseram, pois, os judeus: Vede como o amava.” (João 11.32-36). Jesus ficou triste pela perda de alguém estimado. Estranho mesmo seria se Ele fosse impassível diante da morte de alguém tão querido.

Em outra passagem, o Senhor Jesus, ao chegar em Jerusalém, chorou pensando no destino daqueles que se entregaram ao pecado e não teriam acesso à Salvação se não se redimissem (veja Lucas 19.41-42). Já em Hebreus 5.7, o Salvador, prestes ao Supremo Sacrifício na cruz, também sentiu a carne se expressar: “O qual, nos dias da Sua carne, oferecendo, com grande clamor e lágrimas, orações e súplicas ao que O podia livrar da morte, foi ouvido quanto ao que temia.”

O que esses três episódios mostram em comum, além do fato de o Senhor Jesus ter chorado? Que Ele descarregou a sua tristeza, mas sempre com foco no Altíssimo e, em seguida, enxugou Suas lágrimas e tomou providências em relação ao que o afligia.

Após chorar por Lázaro, o Senhor Jesus retomou a razão e ressuscitou o amigo, para que todos ali soubessem Quem era o Deus que Ele representava. Ao chorar por Jerusalém, mostrou Sua conexão com a humanidade, se entristecendo pelo fato de muitos não estarem com

Ele na eternidade. Na passagem de Hebreus, Ele mostrou a dor do seu sacrifício, contudo lembrou-se da vontade de Seu Pai e entregou, com hombridade, a sua vida por amor a todos.

Como o Senhor Jesus, é preciso recorrer a Deus e se humilhar diante dEle. Isso não significa que o choro o torne um “manteiga derretida”, que gasta uma caixa de lenços vendo comédia romântica. O homem chora, mas o que faz a diferença é o que ele faz depois: enxuga as lágrimas e parte para a atitude.

imagem do author
Colaborador

Marcelo Rangel / Foto: Getty Images