Há uma coisa que Deus está à procura

Deus espera encontrar em nós um coração perfeito. A satisfação desse desejo pode parecer impraticável, mas é algo completamente possível, uma vez que esse coração existe. Você está disposto a tê-lo?

Imagem de capa - Há uma coisa que Deus está à procura

Quando recebe o rabisco feito por um filho de pouca idade, os pais o enxergam como algo perfeito, embora pouca coisa possa ser identificada ali. Para eles, a pouca habilidade da criança não é vista como um problema, mas para vizinhos e desconhecidos é difícil entender tamanho entusiasmo e consideração em relação ao que está no papel.

É com o mesmo olhar do pai que não se constrange diante de tantas imperfeições visíveis no projeto do filho que Deus olha para nós e, em vez de se ater às falhas, enxerga em nós a perfeição a Seus moldes, que reflete Sua imagem e semelhança. Mas só há um jeito de alcançarmos esse padrão espiritual: por meio de um coração que O atraia – afinal, é onde está a perfeição Divina.

Em um primeiro momento, esse interesse Divino pode soar como algo descabido ou impraticável, levando em conta a herança pecaminosa que a Humanidade carrega. Contudo, em 2 Crônicas 16.9 lemos que “(…) quanto ao Senhor, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é perfeito para com ele (…)”, o que testifica que há espaço para o Deus perfeito em qualquer um de nós.

Vale atentar que a procura do Altíssimo não é por pessoas perfeitas, já que nós lidamos constantemente com conflitos e defeitos de ordem emocional, moral e espiritual. Todos, por nossas fraquezas, somos falhos. Mesmo com esse cenário, existem pessoas cujos corações são perfeitos diante de Deus.

UM ESPÍRITO IDÊNTICO
Quando a pessoa tem o Espírito de Deus, ela é perfeita, ensinou o Bispo Edir Macedo durante uma meditação matinal e ao longo da reunião Encontro com Deus, realizada recentemente em Portugal. O Bispo mencionou que o Senhor Jesus disse: “Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus” (Mateus 5.48). Mas como ser perfeito em um mundo de imperfeições, de maldade, de crueldade, de injustiças, de enganos e de mentiras? “Como é possível ser perfeito em um lugar de gente imperfeita?”, questionou o Bispo. Então, ele lembrou que “Jesus viveu em um mundo igualzinho ao nosso, imperfeito, e foi perfeito. Você pode até dizer: ‘Jesus era Jesus’. No entanto, se o Espírito de Jesus está em nós, então, nós temos que ser perfeitos como Ele é. A gente sempre vai cometer erros, porque vivemos em um corpo de pecado, em um corpo carnal. Paulo questionou: ‘quem me livrará deste corpo?’ (Romanos 7.24). Só vivendo em Espírito para que isso aconteça. Então Deus, na pessoa do Espírito Santo, torna possível que a pessoa seja perfeita no seu coração”.

Em meio a bilhões de pessoas, é a sinceridade que salta aos olhos Divinos. É essa característica, atrelada a um coração que se esquiva do mal, que examina absolutamente tudo e retém o que é bom
(1 Tessalonicenses 5.19-22) e aperfeiçoa a pessoa dEle em nós. Foi por essa consciência e com o mesmo temor (Jeremias 32.40) que Enoque andou com Deus (Gênesis 5.22-24) e Noé, um homem justo e íntegro, entre o po­vo da sua época (Gênesis 6.9).

VOCÊ PODE TER
Vale ressaltar que o coração responde pela alma que, quando enviesada pelos sentimentos, interpela, por vezes, o bem e a razão. Logo, “o coração perfeito é a alma perfeita”, expôs o Bispo. Portanto evidenciar para Ele tudo aquilo que é espiritualmente impróprio, como sentimentos ruins e tudo que seja impregnado de maldade, nos aproxima de Sua presença. Até porque nada foge do conhecimento dEle. “Deus é Onisciente: o passado, o presente e o futuro estão diante dEle como um quadro e Ele não se esquece de nenhum detalhe. Ele vê tudo com perfeição. Então, quando uma pessoa faz uma oração, Ele identifica se aquela oração é sincera ou não e, se a pessoa não manifesta uma oração sincera, ela sai da Presença dEle vazia, oca, não acontece nada, porque Ele sabe que aquilo ali é como uma maquiagem (confira nossa reportagem nas páginas 16 a 19). A pessoa, quando é transparente e sincera, pode estar vivendo no pecado, mas Deus a arranca do pecado, lava a sua vida e faz dela a Sua morada. É isso que Ele quer de você e de cada um de nós”, concluiu o Bispo.

imagem do author
Colaborador

Flavia Francellino / Foto: fpm\gettymages