Grupo da Saúde realiza a ação O Dia do Amor Maior

Campanha faz alusão ao Dia Nacional do Doador de Sangue, comemorado em 25 de novembro

Imagem de capa - Grupo da Saúde realiza a ação O Dia do Amor Maior

Em alusão ao Dia Nacional do Doador de Sangue, comemorado em 25 de novembro, o Grupo da Saúde Universal (GSU) realizou, no mês passado, a campanha O Dia do Amor Maior em todos os Estados brasileiros e no Distrito Federal. O objetivo da mobilização foi reforçar os estoques de sangue, em razão da alta demanda na rede pública, e, dessa forma, aumentar sua disponibilidade para a população e ajudar a salvar vidas.

Em São Paulo, as doações aconteceram no dia 15 de novembro, no Banco de Sangue do Hospital Beneficência Portuguesa e no Hospital Tatuapé/Colsan, localizados nas zonas central e leste da capital paulista, respectivamente. Cerca de 200 pessoas, entre voluntários e doadores, participaram dessas duas ações.

O Pastor Jefferson Torres, responsável pelo GSU, participou das duas iniciativas e destacou o maior propósito da campanha: “É a conscientização para a importância da vida humana, para que, uma vez recuperada, ela tenha a oportunidade de ter um encontro com o Senhor Jesus. Não há amor maior do que este, como o próprio Senhor Jesus disse: de alguém dar a vida pelos seus amigos. Então, vai muito além de nós querermos ou pensarmos em dar para a pessoa mais dias, semanas, meses ou anos de vida nesta terra. É esse momento de dor e sofrimento que a pessoa está vivendo que a leva a perceber a falta que faz a Presença de Deus na sua vida. Isso vai levá-la a refletir”.

O apoio dos voluntários

Em São Paulo, a voluntária Andréia Lucinda da Silva apoiou toda a ação desenvolvida no hemocentro do Hospital Beneficência Portuguesa. Ela integra o grupo há seis anos e contou como foi participar da campanha deste ano: “Cada dia me sinto mais útil em poder ajudar as pessoas que estão debilitadas nos hospitais e levar a Palavra para quem precisa. Esse trabalho de doação de sangue que o Grupo da Saúde faz é extremamente importante. Isso porque, por um lado, muitos hemocentros não têm estoque suficiente nesta época do ano e, por outro, ainda há muitas pessoas que têm preconceito ou medo de doar. O GSU, ao fazer essa ação, encoraja essas pessoas e as incentiva a fazer o bem e a salvar vidas”.

A motivação para participar

Gilmara Teixeira de Moura também é voluntária do grupo e relatou que um dia precisou do mesmo trabalho que realiza hoje no GSU e revelou o que a incentivou a participar da campanha de doação de sangue.

Há cerca de um ano, a mãe de Gilmara ficou internada em um hospital e precisou da doação de sangue, como detalha: “Minha mãe foi uma pessoa que foi ajudada, mas quantas não foram? Então, ações como essa são muito importantes. É bom que as pessoas venham, doem e incentivem outras a também doarem. É preciso parar com esse tabu, com esse preconceito. Às vezes, tem muita gente que fica com medo.

Então, eu vim por isso, para contar o meu testemunho, o que eu passei, e ajudar outras pessoas que tiveram o mesmo problema que eu. E também para dizer que para Deus nada é impossível”.

Considerando a mobilização em todo o País, a campanha O Dia do Amor Maior recebeu 16.732 doadores de sangue e beneficiou 66.928 pessoas que precisavam de transfusão.

Requisitos básicos para doação

Estar em boas condições de saúde; ter entre 16 (menores precisam da autorização dos responsáveis) e 69 anos (desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos); pesar no mínimo 50 quilos; estar descansado (ter tido uma boa noite de sono); estar alimentado (sem ingestão de alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação); e apresentar documento de identificação original com foto recente. Os intervalos para doação de sangue são de 60 dias para homens e de 90 dias para mulheres.

Saiba mais

Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Confira também os seus conteúdos no perfil @folhauniversal no Instagram.

Folha Universal, informações para a vida!

imagem do author
Colaborador

Michele Roza / Fotos: Eliane Rabhesh