Grupo da Saúde promove palestras sobre a prevenção do câncer do colo do útero

Orientações ministradas por profissionais da área da saúde marcaram a vida de milhares de mulheres durante o mês de março

Imagem de capa - Grupo da Saúde promove palestras sobre a prevenção do câncer do colo do útero

A ação “Março Lilás” visa mover a sociedade sobre a importância da prevenção do câncer de colo de útero. Esse tipo de câncer, um tumor maligno, é frequentemente causado por infecções persistentes de certos tipos do Papiloma Vírus Humano (HPV).

No Brasil, o câncer de colo de útero é o terceiro tipo de câncer mais comum entre mulheres, atrás apenas do câncer de mama e colorretal, de acordo com o Ministério da Saúde. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estimou que aproximadamente 17 mil novos casos ocorreram no ano de 2023.

Palestras GSU:

Diante dos números alarmantes de novos casos de mulheres com câncer, o Grupo da Saúde Universal (GSU), promoveu durante o mês de março, em todo o Brasil, palestras sobre a conscientização e combate ao câncer do colo do útero. Clique aqui e assista à palestra.

  • Mais de 32 mil pessoas foram alcançadas com as ações. Cerca de 1.200 profissionais da área estiveram envolvidos com a causa e mais de 6 mil voluntários ajudaram na divulgação e cumprimento das palestras.
  • A doutora Júlia Barbi, ginecologista e obstetra foi uma das profissionais que orientou milhares de mulheres sobre o tema e, na oportunidade, ela destacou a importância da prevenção.
  • “Sabemos que esse assunto é muito importante para ser abordado, principalmente por se tratar de um câncer que atinge mulheres de todas as idades, principalmente a partir dos 40 anos. Mas um ponto muito importante a ressaltar sobre esse tema é que essa é uma doença 100% prevenível. E essa Campanha veio abordar justamente essa prevenção, conscientização, além dos cuidados necessários.”
  • Já a doutora Vanessa Melo, Nutricionista e Especialista em saúde da mulher, ressaltou:
  • “A alimentação tem um papel fundamental na prevenção e no tratamento do câncer do colo do útero. Estudos apontam que alimentos ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes, como frutas, legumes, verduras e grãos integrais, podem fortalecer o sistema imunológico e ajudar o corpo a combater infecções, incluindo infecções pelo HPV, que é um dos principais fatores de risco para o câncer do colo do útero”.

Depoimento de quem participou:

  • “Tive a oportunidade de participar da palestra que tem como objetivo ensinar, ajudar e alertar as mulheres sobre a prevenção do câncer de colo do útero, explicações importantíssimas sobre o cuidado da saúde da mulher que eu não tinha tanto conhecimento. Pude aprender sobre a prevenção desde cedo e que não deve ser um assunto constrangedor para a mulher, se caso houver a necessidade de ajuda”, disse a voluntária Carla Daniela.
  • Já a biomédica, Stella Gonçalves Cavalcante, contou: “A palestra em que participei foi muito importante. Além de aprender mais sobre os riscos do câncer do colo do útero, pude aprender como podemos prevenir com hábitos inteligentes como a alimentação saudável (com direito a várias dicas valiosas) e a prática de atividade física”.

Conheça a GSU:

Pensando nesse cuidado com as mulheres e tantas outras pessoas que sofrem com doenças pela falta de conhecimento, o Grupo da Saúde realiza, eventualmente, palestras sobre diferentes tipos de cuidados e prevenção com o corpo e com a saúde. Além disso, também conscientiza a população sobre o cuidado com o maior bem: a alma.

“Nós, do Grupo da Saúde Universal, consideramos muito importante falar sobre a Prevenção e Conscientização de doenças, isso é fundamental porque ajuda diversas pessoas entenderem os riscos de cada doença e a tomarem mais cuidado com a sua própria saúde, adotando hábitos mais saudáveis. A ideia dessas ações e palestras é que eles procurem, de forma rápida e preventiva, os cuidados médicos adequados, pois sabemos que muitas pessoas sofrem pela falta de informações”, comentou o Pastor Sandro Vasques, responsável pelo trabalho do GSU em São Paulo.

  • Se você deseja participar ou conhecer mais sobre o trabalho do GSU, procure um responsável pelo grupo em uma Universal mais próxima.
  • Siga-o também através das redes sociais, no Instagram ou pelo Facebook.
imagem do author
Colaborador

Sabrina Marques / Fotos: Cedidas