Grupo Calebe realiza primeira Campanha Nacional do ano

A partir do dia 24 de janeiro ocorrerão ações especiais. Informe-se sobre datas e horários com a coordenação de cada localidade

Imagem de capa - Grupo Calebe realiza primeira Campanha Nacional do ano

Durante todo o mês de janeiro, o Grupo Calebe vem realizando em todo o Brasil ações com a finalidade de conscientizar pessoas da melhor idade, aposentados e pensionistas sobre seus direitos.

Através de palestras ministradas por profissionais de diversas áreas, a exemplo de advogados e contadores, as ações ajudam a esclarecer muitas dúvidas. Após as reuniões, os voluntários do Calebe orientam os idosos a procurarem os órgãos públicos, de acordo com cada situação.

Por exemplo, o Estatuto do Idoso garante a isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para pessoas acima dos 60 anos, proprietárias de apenas um imóvel, aposentadas e com renda de até dois salários mínimos. No entanto, muitos não sabem disso.

Outro assunto que gera muitas dúvidas é a questão das pensões e aposentadorias. Para isso, advogados voluntários ajudam a esclarecer, além de alertarem sobre golpes em empréstimos sofridos pelos idosos.

Ações especiais

Conforme esclarecimento do Bispo Antonio Santana, atual responsável pelo trabalho do grupo Calebe no Brasil, no próximo final de semana, a partir do dia 24 de janeiro, ocorrerão ações especiais. As datas e horários serão de acordo com a coordenação de cada localidade.

“O Projeto Calebe Inclusivo aborda diversos temas relacionados aos direitos do idoso, ação de orientação previdenciária e jurídica, questões sociais e de amparo ao público da melhor idade. Além disso, os idosos têm prioridade em processos judiciais”, explicou o Bispo.

Trabalho diferenciado

Desde 2017, há dois tipos de prioridade para idosos: uma para quem tem mais de 60 anos e outra para quem tem mais de 80 anos. Basta comprovar a identidade a uma autoridade judiciária.

Os processos de idosos acima de 80 anos devem ser analisados antes pela Justiça. Estes são apenas alguns dos direitos que constam no Estatuto da Pessoa Idosa (Lei 10.741/2003).

O grupo Calebe está presente em todo o Brasil e em mais 120 países. Há sete anos se dedica a desenvolver um trabalho diferenciado em benefício das pessoas da melhor idade.

Para saber mais onde estão acontecendo as palestras do Calebe, visite página oficial do grupo no Facebook, ou procure uma Universal mais perto de sua casa e converse com o responsável da região.

imagem do author
Colaborador

Cesar Gonçalves / Fotos: Cedidas