Fuja do obstáculo que te impede de ter o Espírito Santo

Que barreira é essa que dificulta a presença do selo de Deus em sua vida? Entenda o que fazer para se livrar dela e avançar na fé

O Espírito Santo é o selo de Deus na vida do cristão. Só com Ele é possível permanecer na caminhada da fé até o fim: ele é a presença divina no interior de cada um e é o que faz com que se consiga ser resiliente e obediente à Palavra em meio às adversidades.

Neste período de Jejum de Daniel, muito se fala a respeito da importância de buscá-Lo: muitos que ainda não O têm esperam recebê-Lo; outros, que já O têm, anseiam pela renovação espiritual.

Falando especificamente com quem ainda não recebeu o batismo com o Espírito Santo, é preciso alertar que uma única atitude pode impedir e estragar essa busca: a dúvida.

Se uma pessoa duvida de Deus, ela não possuirá a presença dEle em seu ser. Talvez você esteja pensando: “mas, eu não duvido que Deus exista”. Tudo bem. Só que e quando as dificuldades chegam? E quando suas orações não são, aparentemente, atendidas e você passa a
ser perseguido?

Nesses momentos de tribulações, você questiona se conseguirá vencer? Você esfria na fé, quando não vê as bênçãos se materializarem em sua vida? Se sua resposta for sim, está claro que há uma dúvida a respeito do poder do Altíssimo e ela o impedirá de conquistar o que há de mais valioso na fé.

Duvidar é tão ruim para a vida espiritual que Deus alertou em Tiago 1.5-6: “Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida. Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento.”

A origem da dúvida
Uma revelação que muitos ainda não conhecem é que a dúvida é uma das principais armas do diabo. “As dúvidas são os pensamentos do diabo, já a fé é o pensamento de Deus”, explica de forma objetiva o Bispo Edir Macedo em seu blog.

E, quem se deixa dominar pela dúvida, seja por qual motivo for, fica sempre para trás. “A pessoa tem dúvida da igreja, dos pastores, da Bíblia, da Salvação e outras dúvidas mais. Tudo isso amarra a vida material, além de impedi-la de receber o Espírito Santo. Na dúvida ninguém decide nada, tudo fica para depois, inclusive o batismo com o Espírito Santo”, acrescenta o Bispo Edir Macedo.

Como vencer
Por isso, é necessário lutar contra o diabo para vencer a dúvida. “Para se vencer um inimigo, primeiro temos que conhecer suas armas e técnicas. Esse é o princípio da guerra. Além disso, é preciso encarar a dúvida como pecado e confessá-la diante de Deus, porque tudo que não provém de fé é pecado (Romanos 14.23). Olhe para aquilo que Deus já fez, tenha certeza que a Palavra dEle não falhará. Não use a emoção, porque na fé emotiva agimos de acordo com as circunstâncias. Na fé racional ou consciente agimos de acordo com as Promessas de Deus”, disse o Bispo Macedo.

É preciso deixar claro que “a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos” (Hebreus 11.1) e que “sem fé é impossível agradar a Deus” (Hebreus 11.6). Sendo assim, se você quer receber o Espírito Santo, precisa crer sem ver e confiar mesmo quando as coisas não vão bem.

O próprio Senhor Jesus ensinou como vencer as dúvidas quando, depois de ser batizado e receber o Espírito Santo, foi para o deserto e lá foi tentado pelo diabo (Mateus 4). Ele usou as Sagradas Escrituras como arma espiritual e rebateu as sugestões malignas, mostrando que essa é a principal forma de vencer o combate espiritual.

“Nós vivemos nesse mundo sujeitos a medos, preocupações, ansiedades e a toda sorte de males e, quando damos vazão às dúvidas, tudo isso aumenta. Por outro lado, quando lemos a Bíblia, a absorvemos e exercitamos, nos tornamos fortes, resistentes, inabaláveis e as dúvidas são automaticamente eliminadas”, completa o Bispo.

Por isso, o dominado pela dúvida deve se apegar mais a Deus, ou seja, meditar mais nas Escrituras e se alimentar de tudo aquilo que edifica sua fé (palestras, livros, músicas e filmes cristãos).

Tudo que o diabo não quer é que uma pessoa tenha o Espírito Santo, porque sabe que com Ele a vitória é certa. Então, se você tem vivido isso, se tem enfrentado dúvidas, resista e use a melhor e maior arma contra o inimigo, que é a certeza, ou seja, a fé.

imagem do author
Colaborador

Ana Carolina Cury / Fotos: iStock