Fui criticada, E agora?
Entenda por que é importante deixar a sensibilidade de lado (tão aflorada na geração atual) e saber ouvir críticas construtivas, sobretudo quando elas vêm de quem quer o seu bem
O ser humano quer que seu ego seja sempre “massageado”. O que ele mais gosta é quando as outras pessoas concordam com seus pensamentos, suas atitudes, seu jeito, etc. Quer vê-lo se sentir mal? Basta alguém discordar de uma opinião ou fazer uma crítica.
Afinal, quem gosta de ser contrariado?
Uma pesquisa feita pelo instituto canadense PsychTests com 3 mil pessoas mostrou o quão despreparadas as pessoas estão para lidar com as críticas que recebem no dia a dia. O levantamento mostrou que 66% dos participantes admitem que não lidam bem com o “feedback (resposta) negativo” e dificilmente mudam; 14% acham que quem critica o faz por raiva ou por inveja; e 29% consideram que os comentários críticos são feitos com o intuito de lesar e não de ajudar.
Outros entrevistados disseram que perdem a motivação para trabalhar quando são avaliados desfavoravelmente. A crítica acaba sendo vista com maus olhos e não é aproveitada como uma forma de aprendizado.
É preciso aprender
Será que toda crítica é ruim? Segundo a colunista Núbia Siqueira, é preciso analisar de que forma a opinião de uma pessoa que confronte a sua pode contribuir para o seu aperfeiçoamento. “Ter alguém que nos ajude a enxergar em que ponto estamos errando na nossa vida é um privilégio e não um problema. E, mesmo que as críticas sejam injustas ou com intenção de diminuir você, extraia o que é bom delas”, aponta.
Ela observa que não se deve viver buscando a aprovação das pessoas. “Nós recebemos críticas e sugestões o tempo todo. E isso, claro, sem que peçamos, mas saiba que agir para contentar alguém é frustrante, pois as pessoas nunca se satisfazem. Haverá sempre algo em nós que mereça suas intervenções. Então, para que sua vida produza uma bela melodia, deseje ardentemente agradar a Deus e esteja atenta ao que diz a Sua Palavra. Os conselhos são bons e todos nós precisamos deles, mas escolha bem aqueles que vão lhe servir”, diz.
É importante deixar a sensibilidade de lado (tão aflorada na geração atual) e saber receber feedbacks, sobretudo quando eles vêm de quem gosta de você. Não é fácil admitir o próprio erro ou aceitar uma opinião contrária porque essas questões afetam o ego, mas toda mulher que deseja ser melhor para Deus precisa vencer essa dificuldade e aceitar orientações dos outros, olhar para dentro de si mesma e mudar sempre que for necessário.
Saiba discernir
É claro que nem todas as críticas agregam algo à nossa vida.
Infelizmente, algumas pessoas são ríspidas quando falam e apenas proferem palavras para inferiorizar o outro. Em contrapartida, quem quer o seu bem não falará algo para magoá-la, mas para ajudá-la no seu desenvolvimento Por isso, é indispensável saber diferenciar o que é construtivo do que é destrutivo. Todas temos qualidades e defeitos. Use as críticas para o seu amadurecimento.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo