FTU promove treinamento de primeiros socorros para adolescentes e pais

Palestras foram realizadas por agentes de segurança e profissionais da saúde

Imagem de capa - FTU promove treinamento de primeiros socorros para adolescentes e pais

O programa social Força Teen Universal (FTU) está realizando um treinamento de primeiros socorros para adolescentes entre 11 e 14 anos e seus pais. No mês de julho, cerca de 2 mil pessoas participaram de palestras promovidas em Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG), Florianópolis (SC), Salvador (BA) e São Paulo (SP).

Anualmente, cerca de 113 mil crianças e adolescentes de zero a 14 anos e aproximadamente 3,7 mil morrem devido a motivos acidentais no Brasil, de acordo com dados da ONG Criança Segura.

“Nós aproveitamos o período de férias escolares, então nesse período nós procuramos promover ações de conscientização e valorização a vida, mostrando para os adolescentes que, quando eles são preparados, eles podem ter uma reação diferente em situações emergenciais”, explica o responsável pelo FTU no Brasil, Walber Barboza.

Segundo Walber, cada adolescente focou em um ensinamento diferente, “um disse que aprendeu que não pode ficar mexendo no celular enquanto ele está na tomada, porque pode superaquecer e explodir, outro aprendeu a desengasgar bebê”.

Na palestra, os participantes são ensinados sobre como atender e socorrer uma pessoa que sofreu parada cardíaca, como desengasgar, estancar sangramentos, amenizar queimaduras, desafogar e o que fazer quando uma pessoa está quase sofrendo um desmaio.

Marcela dos Santos e o filho João Victor de Oliveira, de 13 anos, participaram da palestra na capital paulista. “Como mãe, percebi que o tema abordado fez com que meu filho passasse a ter mais responsabilidade ao utilizar alguns itens que podem provocar acidentes”.

Já João diz que a palestra foi “muito divertida, e me ensinou bastante sobre como devo agir em alguns momentos de emergência em casa.”

Os treinamentos foram realizados por voluntários que atuam como bombeiros, policiais, instrutores de trânsito e enfermeiros.

O FTU é mantido pela Igreja Universal do Reino de Deus e promove atividades esportivas, artísticas e culturais, além de momentos em família, que ajudam no desenvolvimento pessoal do adolescente. No último ano, o programa social ajudou a 101.984 pessoas.

imagem do author
Colaborador

UNIcom