Fora de Série visita túnel que Davi acessou para conquistar Jerusalém

Especialista em história de Israel Aline Szewkies guiou a expedição exibida no episódio especial

Em mais uma expedição pela Terra Santa, o Fora de Série foi até o túnel que Davi, personagem retratado em Reis, acessou para conquistar Jerusalém. A especialista em história de Israel Aline Szewkies foi a responsável por guiar o episódio especial exibido recentemente.

Ela explicou que o guerreiro tomou a cidade dos povos jebuseus há três mil anos e, depois disso, Davi transformou Jerusalém na cidade que é hoje em dia.

  • “Por séculos, o povo de Israel tentou [invadir as terras] e não conseguiu. Quando o rei Jebuseu ouviu os planos do rei Davi, ele literalmente começou a rir, dizendo que ele não tinha nenhuma chance”, contou a especialista.

O episódio mostrou que a antiga Jerusalém, chamada de Jebus, era protegida por precipícios íngremes que formavam uma fortaleza. Por isso, invadir a região era uma tarefa difícil.

  • “[Davi] deve ter tido muita coragem para passar por aqui, esse local estreito [túnel]. Eles não tinham certeza de onde iriam sair, mas, apesar de tudo isso, eles vão e saem dentro de Jerusalém”, destacou Aline.

Ainda conforme o Fora de Série, o túnel fica embaixo de uma estrutura de pedra, identificada pela arqueóloga Eilat Mazar como o Palácio de Davi.

Assista ao episódio completo e descubra outras curiosidades:

Se você perdeu as temporadas anteriores de Reis, pode acessar o PlayPlus.com para assistir na íntegra ou acompanhar o perfil no Instagram @seriereis para ficar por dentro de tudo.

imagem do author
Colaborador

R7 / Foto: REPRODUÇÃO/FORA DE SÉRIE