Fora de Série chega à cidade dos principais inimigos de Israel

Equipe do podcast segue viagem pela Terra Santa e visita local que teria sido Gate dos filisteus nesta quinta-feira (1º)

Fora de Série Especial Israel desta quinta-feira (1º) desbrava a região de Tel Zafit para contar e mostrar fatos curiosos da história dos filisteus na época retratada na série Reis. Por muitos anos, os arqueólogos procuraram saber qual era a verdadeira capital dos maiores inimigos de Israel e, segundo especialistas, ela estaria localizada em Tel Zafit. O local abriga as ruínas de uma antiga cidade localizada no meio do caminho entre as colinas da Judeia e as margens do Mediterrâneo.

O que você precisa saber:

Os filisteus eram povos que migraram do Mar Egeu para o leste do Mar Mediterrâneo no século XIII a.C. O próprio termo “filisteu” (peleshet) significa povos do mar. Quando chegaram em Israel, eles ocuparam a região a sudoeste do território, em cidades como Gaza, Asdode, Gate e Ecrom. Gate era considerada uma de suas principais localidades.

Na superprodução Reis, os filisteus são fortes e detentores de uma tecnologia avançada em relação ao manejo do ferro, o que dá uma grande vantagem sobre os hebreus quando o assunto é guerra. As descobertas arqueológicas realizadas comprovam como era a força bélica e também a cultura filisteia.

Anote aí:

No local, também foram encontrados fragmentos de cerâmica com datações que chegam a 3.000 anos a.C. Para acompanhar todas as descobertas, se inscreva no canal do Fora de Série no YouTube. O episódio vai ao ar nesta quinta-feira (1º), às 19h.

imagem do author
Colaborador

R7 / Foto: DIVULGAÇÃO/FORA DE SÉRIE