Fique por dentro da Folhinha Universal

O veículo oferece conteúdo para uma boa formação espiritual, além de histórias bíblicas e entretenimento na medida certa

Imagem de capa - Fique por dentro da Folhinha Universal

Imagine que seja possível prender a atenção de uma criança com a leitura de um jornal. Isso pode parecer pouco provável ou uma proposta, no mínimo, inusitada, mas é o que a Folhinha Universal faz com maestria ao incentivar não apenas o hábito da leitura mas, principalmente, colocar nas mãos das crianças um conteúdo recheado de histórias bíblicas e atividades lúdicas que remetem à Fé.

A Folhinha Universal foi criada em meados de 2001 com o objetivo de alcançar as crianças de forma simples e mostrar a necessidade de conhecer a Palavra de Deus independentemente da idade. Ao longo dessas duas décadas, o veículo tem abraçado crianças e famílias em todo o Brasil. Atualmente, a publicação tem uma tiragem mensal de 141.300 exemplares, que são distribuídos em todo o território nacional.

No início, a Folhinha Universal era um encarte de apenas uma página na Folha Universal com atividades infantis e histórias bíblicas, com o intuito de suprir a necessidade de ter um material evangelístico destinado ao público infantil. Foi só a partir da unificação do trabalho da Escola Bíblica Infantil (EBI) que o encarte se tornou a Folhinha Universal. Eram quatro páginas, passou a oito e, depois a 16, sua configuração atual. Uma equipe composta por três redatoras, três revisores, uma subeditora e uma editora, além de ilustradores e diagramadores, cria, edita e revisa todo o conteúdo.

Andrea Oliveira Villas Boas, que está à frente da coordenação da EBI, explica que, por meio da Folhinha Universal, se busca “transmitir temas que são passados em sala, sempre de uma forma específica para a criança, mostrando quais são as vantagens de agir a Fé e seguir Jesus no dia a dia. Em um mundo e que as crianças são constantemente bombardeadas por ensinamentos contrários à Palavra de Deus, a Folhinha Universal existe para levar os ensinamentos de vida e mostrar que é possível que as crianças cresçam aprendendo sobre Deus e escolhendo obedecer à Sua Palavra. Quando a criança adquire a Folhinha Universal, ela tem a oportunidade de levar para casa um pouco do que aprendeu na EBI e ensinamentos valiosos para colocar em prática no seu dia a dia”, observa.

RELEVÂNCIA
Por meio das atividades pedagógicas relacionadas ao tema espiritual, como caça-palavras, perguntas e respostas, cruzadinhas, entre outras, as crianças usam seu conhecimento para decifrar os enigmas e reforçam aquele aprendizado espiritual, diz Andrea. Os temas selecionados para compor a Folhinha Universal variam a cada edição, mas as escolhas priorizam o que é transmitido nas aulas da EBI ou algo solicitado pela direção da Universal.

A cada nova página, a criança encontra caminhos que a levam a entender e a desejar ter uma vida com Deus. O mesmo despertar também pode acontecer com famílias e pessoas que precisam dEle, como, inclusive, tem ocorrido. “Tivemos um caso de uma criança de seis anos que já frequentava a EBI e conheceu uma amiga na escola que estava sofrendo. Assim que detectou que a amiga precisava de ajuda, ela entregou um exemplar da Folhinha Universal para essa amiga. Os pais dessa menina, depois de lerem a Folhinha Universal, entraram em contato com os pais da criança para pedir ajuda: essa família foi levada à Universal e teve a oportunidade de conhecer o Senhor Jesus e alcançar a Salvação”, conta Andrea.

CONTEÚDO PARA TODOS
De forma plural e assertiva, a Folhinha Universal busca dialogar com todos. Para as crianças, o veículo transmite Fé e fornece dicas da Turminha da Fé, com diversas atividades que ajudam no desenvolvimento do tema mensal. Já os pais são brindados com uma mensagem exclusiva de Ester Bezerra, esposa do Bispo Edir Macedo. As educadoras da EBI também recebem um conteúdo voltado a elas no Aconteceu na EBI, que mostra o trabalho da EBI nos Estados e em outros países.

MAIS SOBRE A EBI
A EBI presta atendimento a crianças de quatro meses a dez anos nos horários em que seus pais e responsáveis assistem às reuniões na Universal. “Nossa missão é ensinar quem é Deus e como chegar a Ele por meio da Fé inteligente e ajudar todos a fazerem escolhas certas na vida. Acreditamos que o aprendizado recebido na infância é levado para a vida toda e cumprimos a missão que nos foi dada pelo Próprio Deus, registrada no livro de Provérbios 22.6: “Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele”, afirma Andrea.

Para mais informações, os pais podem entrar em contato pelo e-mail falecom@ebiuniversal.com.br ou pelo WhatsApp (11) 3573-3552. A Folhinha Universal está disponível todos os meses em qualquer Universal em que a EBI esteja instalada.

*Colaboraram: EBI Universal e Unipro

imagem do author
Colaborador

Flavia Francellino - Foto: Reprodução