Fique longe desse tipo de pessoa – para o seu bem

A Palavra de Deus aconselha a nos afastarmos de pessoas que nos façam mal, como descrito em 2 Timóteo 3.5 e em outras passagens. Sabemos que o ser humano tende a ser influenciado por aqueles a quem se associa. Eu me lembro que, quando primos e primas cariocas passavam alguns dias em nossa casa e falavam o carioquês carregado, eu e meus irmãos queríamos imitá-los porque achávamos bonito.

Por associação, mudávamos nossa forma de falar e nosso vocabulário. Lembro também que, quando eu estava na Inglaterra, falava inglês com sotaque britânico e quando estava nos Estados Unidos eu tinha sotaque americano. Isso porque todos somos influenciados por aqueles aos quais nos associamos.

Você também tem que verificar com quem você se associa não só no seu círculo de amizades, mas até nas redes sociais. Você não precisa estar fisicamente ao lado de uma pessoa para ser influenciado por ela. Afinal, os maiores influenciadores estão na internet – pessoas que são mente e ouvidos de outros milhões de pessoas. Se você fizer uma conta de todas as vozes que ouve e de todas as pessoas com as quais você se associa, o resultado será quem você é.

Jesus pediu para que os discípulos tivessem cuidado para que não se misturassem com o fermento: “E Jesus disse-lhes: Adverti, e acautelai-vos do fermento dos fariseus e saduceus.” (Mateus 16.6). Em Gálatas 5.9 também há a orientação do apóstolo Paulo: “Um pouco de fermento leveda toda a massa”, ou seja, um pouco de alguém tóxico, maligno, negativo, perturbado é capaz de atormentar toda a sua vida, tirar sua paz e seu sono e destruir seu relacionamento.

Basta receber algo negativo, mas em quantidade suficiente, para que a vida de uma pessoa seja destruída. Então é muito importante que você avalie quem você segue nas redes sociais, para quem você está olhando, o que você está lendo e quais amizades você mantém. Vigie quem está no seu círculo social e de quem você vem adotando ideias. Entenda que a mente é preciosa para você, pois é ela que decide o futuro da sua alma. Então você tem que proteger sua mente mais do que protege sua conta bancária, seu celular, seus dados ou seus bens.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso / Foto: Getty images